São Paulo, terça, 10 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE
Administrador acha que aldeias não estão ameaçadas
Incêndio em Roraima já atinge 15 km2 de reserva ianomâmi

ALTINO MACHADO
da Agência Folha, em Manaus

O administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Roraima, Walter Blos, disse ontem que os focos de incêndios já atingiram cerca de 15 quilômetros quadrados da área indígena ianomâmi localizada próxima a Mucajaí, na região centro-oeste do Estado.
A existência de focos de incêndios na área ianomâmi foi relatada à Funai na semana passada por Carlos Zacquini, da CCPY (Comissão Pró-Ianomâmi) em Roraima, após um vôo sobre a região.
Funcionários da Funai percorreram a região no final de semana e constataram que o fogo está se alastrando por baixo das árvores.
Os fiscais percorreram parte da região de carro, mas tiveram de prosseguir a pé por causa das dificuldades de acesso.
O administrador da Funai disse que o fogo está avançando na direção do rio Mucajaí. "Acreditamos que o fogo não vai conseguir atingir as aldeias e os roçados indígenas", afirmou.
Blos disse que a aldeia mais próxima da área onde há focos de incêndio pertence ao posto indígena Mucajaí, localizado do outro lado do rio, onde a Funai mantém um posto de fiscalização para impedir a entrada de garimpeiros.
O administrador da Funai negou que o fogo ameace os índios na região do rio Ajarani, onde vivem 120 índios ianomâmis.
"Nesse local, o fogo queimou apenas o pasto, mas não passou para o lado onde existem três comunidades indígenas."

Falta de estrutura
Blos disse que a Funai não tem condições combater os focos de incêndio. Desde ontem, três equipes do órgão passaram a percorrer as aldeias indígenas da região para tentar quantificar os prejuízos decorrentes da estiagem prolongada e das queimadas.
As equipes vão sugerir providências a serem tomadas em auxílio aos índios atingidos pelo fogo. Blos considera a falta de água o problema mais grave a ser enfrentado. "Teremos de construir açudes, poços, barragens e depósitos para diminuir o flagelo das populações indígenas", disse.
Existem sete etnias em Roraima, que correspondem a 14% da população. As áreas indígenas correspondem a 42% da área total do Estado (225,1 mil km2). A população ianomâmi é de 7.800 índios. No cerrado, vivem 17.900 índios, que desenvolvem atividades de agricultura de subsistência e pecuária.
O administrador da Funai foi convocado a viajou ontem para Brasília, após ter relatado a situação dos índios ao presidente da Funai, Sullivan Silvestre.

É de 7.800 índios a população ianomâmi em todo o Estado de Roraima, atingido pelo incêndio


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.