São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Comissão de Relações Exteriores decide o caso na quarta-feira
Deputados podem ir à Portugal auxiliar dentistas brasileiros

da Sucursal de Brasília

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara vai decidir na próxima quarta-feira se envia ou não um grupo de deputados a Portugal para interceder em favor de dentistas brasileiros junto ao Parlamento português.
A proposta de viagem foi foi apresentada pelo deputado Pimentel Gomes (PSDB-CE).
Ele afirmou que projeto de lei português, em fase final de aprovação, desvaloriza os dentistas brasileiros, transformando-os em técnicos e não em profissionais de nível superior.
"Vamos até lá para tentar convencê-los de que dentista brasileiro não é dentista técnico, como eles querem que seja", disse o deputado federal.
Pimentel Gomes aproveitou para fazer uma ameaça. "Do contrário, vamos ter de retaliar do mesmo jeito", afirmou.
A lei proposta pelo governo português sugere que sejam estabelecidas categorias para os dentistas, definidas de acordo com a carga horária cumprida pelos profissionais nas universidades.
Pela lei, ficam estabelecidas quatro categorias: odontologistas, cirurgiões dentistas, médicos dentistas e estomatologistas.
A polêmica entre os profissionais portugueses e os brasileiros é que os primeiros, quando formados, ganham o título de médicos dentistas, enquanto no Brasil o diploma é de cirurgião dentista.
O embaixador do Brasil em portugal, Jorge Bornhausen, foi incumbido pelo presidente Fernando Henrique de negociar as alterações no projeto para tentar evitar que os dentistas brasileiros sejam prejudicados com a nova lei.
(RENATA GIRALDI)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã