São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SP ganha placas de prioridade a pedestre

Campanha da CET de orientação a motoristas começa amanhã no centro e na av. Paulista e depois será expandida

Faixas de pedestres vão ganhar novas pinturas e iluminação; até agora, 4.245 faixas na cidade já foram repintadas

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Depois de quase ter sido atropelada diversas vezes, a pesquisadora Kathia Rondon, 35, perdeu a paciência: "Parei no meio da faixa de pedestre e falei com os motoristas: "Agora é a minha vez'", diz, mostrando a mão em riste, que teve que usar.
Em troca, deboches, xingamentos e gestos obscenos.
O embate entre pedestres e motoristas é comum, segundo ela, na esquina da rua Augusta com a alameda Santos, onde vários motoristas fazem conversões proibidas.
"Os paulistanos não têm educação", diz o filósofo Eron Pereira, 31, na esquina das avenidas Ipiranga e Rio Branco. Ele diz que, mesmo na faixa, "só falta passarem em cima da gente".
Para reduzir a frequência de relatos como esses, a CET vai lançar, amanhã, o Programa de Proteção ao Pedestre, que vai tentar conscientizar os motoristas sobre os direitos dos pedestres.
Placas com o alerta, em vermelho, dizendo que a prioridade é sempre do pedestre estão sendo espalhadas por pontos estratégicos da região central e da avenida Paulista, onde o programa começará antes de ser levado a outras regiões da cidade.
As faixas de pedestres vão ganhar pinturas e iluminação novas -4.245 faixas já foram repintadas. E agentes da CET vão orientar os motoristas -num primeiro momento, não haverá multa.
A ideia é que os motoristas paulistanos aprendam a dar preferência ao pedestre quando houver faixa e não houver semáforo, conforme já é previsto no Código Brasileiro de Trânsito e já ocorre em cidades como Brasília.
E, como consequência, reduzir o número de mortes por atropelamento, que, no ano passado, chegaram a 630.


Texto Anterior: Rubens de Guimarães Santos (1925-2011): Fez cirurgias cardíacas por 50 anos
Próximo Texto: Foco: Prefeitura de SP quer reformar 1ª casa modernista do Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.