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Empresas internacionais trocam sensor de avião
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Parte das companhias aéreas
que fazem voos no Brasil informou que já está trocando os
sensores externos que medem
a velocidade das aeronaves.
Um erro na medição da velocidade, supostamente por problemas nos tubos que fazem
parte desse sistema, os pitots,
ocorreu no Airbus do voo AF
447. Isso é investigado como
possível causa do acidente.
Por ora, a alteração dos pitots
não é obrigatória. Segundo o
ministro Nelson Jobim (Defesa), se as investigações constatarem que a falha teve participação no desastre, a recomendação pode virar diretriz.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 18 empresas internacionais que fazem voos no Brasil utilizam
Airbus, além da TAM -que já
confirmou a troca em toda a
sua frota (125 aviões).
Cinco informaram ter atualizado parte ou toda a frota. São
elas: South African, TAP, TAM
Airlines (ex-TAM Mercosur,
que usa aviões da TAM), Avianca e a própria Air France.
Lufthansa, Iberia e Taca afirmaram que usam equipamentos diferentes dos que originaram a recomendação.
Swiss, Turkish Airlines, Air
Canadá, Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Lan Peru e Lan
(estas duas agora unidas sob o
nome Lan Airlines) não responderam. A reportagem não
conseguiu contato com Iberworld, Livingston e Tasa.
Jobim disse ontem que pitots
de aviões da TAM já foram entupidos por gelo. Segundo ele,
os incidentes ocorreram antes
de a TAM atualizar os equipamentos -a troca foi recomendada em setembro de 2007. A
TAM não se manifestou.
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