São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas internacionais trocam sensor de avião

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Parte das companhias aéreas que fazem voos no Brasil informou que já está trocando os sensores externos que medem a velocidade das aeronaves.
Um erro na medição da velocidade, supostamente por problemas nos tubos que fazem parte desse sistema, os pitots, ocorreu no Airbus do voo AF 447. Isso é investigado como possível causa do acidente.
Por ora, a alteração dos pitots não é obrigatória. Segundo o ministro Nelson Jobim (Defesa), se as investigações constatarem que a falha teve participação no desastre, a recomendação pode virar diretriz.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 18 empresas internacionais que fazem voos no Brasil utilizam Airbus, além da TAM -que já confirmou a troca em toda a sua frota (125 aviões).
Cinco informaram ter atualizado parte ou toda a frota. São elas: South African, TAP, TAM Airlines (ex-TAM Mercosur, que usa aviões da TAM), Avianca e a própria Air France.
Lufthansa, Iberia e Taca afirmaram que usam equipamentos diferentes dos que originaram a recomendação.
Swiss, Turkish Airlines, Air Canadá, Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Lan Peru e Lan (estas duas agora unidas sob o nome Lan Airlines) não responderam. A reportagem não conseguiu contato com Iberworld, Livingston e Tasa.
Jobim disse ontem que pitots de aviões da TAM já foram entupidos por gelo. Segundo ele, os incidentes ocorreram antes de a TAM atualizar os equipamentos -a troca foi recomendada em setembro de 2007. A TAM não se manifestou.


Texto Anterior: Air France: Apesar das ameaças, voos saem normalmente
Próximo Texto: Peça resgatada é vital para investigação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.