São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2010

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Fase é de adaptação e ainda não permite conclusões, afirma CET

DE SÃO PAULO

A CET afirma que a avaliação dos índices de lentidão do trânsito nos "primeiros períodos pós-inaugurações" não é conclusiva porque há "um processo de adaptação e redistribuição" do fluxo.
Para a companhia de trânsito, "só após um período mais longo é possível verificar se a tendência se confirma e buscar explicações para as lentidões registradas".
A CET também diz que as marginais e a av. dos Bandeirantes "sofreram grande impacto das obras" -e cita a alta da velocidade de 20% e 37%, respectivamente, considerando os dois sentidos e os dois períodos de pico.
Segundo a empresa, apesar da redução da velocidade aferida de março para abril, "não é possível afirmar que há uma tendência de queda" porque os valores de um mês para outro foram próximos.
A CET informou que só cinco de seus 27 PACs (postos avançados de campo) onde há medição da velocidade em SP observam corredores que foram diretamente afetados pelas inaugurações.
Além disso, ressaltou que a medição se refere somente aos momentos de pico - ou seja, na prática, pode ter havido melhoria em outros horários, embora a companhia diga não ter os indicadores.
Sobre a meta de melhoria do trânsito de 12% a 15%, a CET diz que a previsão se referia "ao término completo do projeto da Nova Marginal, que ainda não foi concluído". Diz que, mesmo assim, houve redução de 12,5% de manhã da soma de vias com lentidão e de 8,7% à tarde.

CRITÉRIO
O relatório oficial da CET não detalha a medição da velocidade por rua/avenida.
Para aferir a média, são cronometrados os tempos de percurso de carros escolhidos aleatoriamente em 27 postos de campo do órgão, com dez medições diárias.
A velocidade é calculada só em alguns trechos das vias, num total inferior a 50 km. Na av. Paulista, por exemplo, a aferição é feita num trecho de 950 metros, entre a alameda Casa Branca e a av. Brigadeiro Luis Antônio. (AI e RG)


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