São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cinzas de vulcão afetam hoje tráfego aéreo no Sul

Aeroportos de RS e SC, no mínimo, sofrerão impacto em suas operações

Ao menos 6 empresas aéreas suspenderam a partir da noite pousos e decolagens em Porto Alegre, até esta manhã


RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

LUCAS FERRAZ
DE BUENOS AIRES

O avanço das cinzas do vulcão Puyehue, em erupção no Chile, ameaça o tráfego aéreo no Sul do Brasil hoje. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pelo menos, terão a operação comprometida.
Ao menos seis companhias aéreas (TAM, Gol, Azul, Webjet, Avianca e NHT) suspenderam a partir do início da noite as partidas e chegadas ao aeroporto de Porto Alegre, até as 10h de hoje, segundo a Defesa Civil, quando avaliarão a situação.
Ontem, o aeroporto estava deserto no período noturno. As operações em Caxias do Sul também serão afetadas.
As cinzas vulcânicas chegaram ao RS no final da tarde de ontem. O aeroporto de Bagé foi fechado. A previsão da Aeronáutica era que atingissem Porto Alegre ainda durante a noite.
A Gol estendeu a suspensão de voos a Florianópolis, Navegantes e Chapecó, em Santa Catarina, a partir das 4h40 de hoje. Voos a partir desses destinos rumo a São Paulo e Curitiba foram antecipados emergencialmente para a madrugada de hoje.
A companhia diz que se baseou em "prognósticos que apontam o avanço das cinzas (...) sobre o espaço aéreo brasileiro". Mantida a previsão, a Avianca suspenderia a operação para o Sul.
Uma sala de crise foi montada no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, no Rio de Janeiro, para monitorar a situação. O órgão é ligado à Aeronáutica.
Aviões não podem voar nas nuvens vulcânicas sob risco de pane nas turbinas.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recomenda aos passageiros procurarem a companhia aérea antes de ir hoje para o aeroporto.
Segundo as empresas aéreas, os bilhetes alterados serão remarcados sem custos. Quem quiser poderá requerer o valor da passagem de volta.

BUENOS AIRES
O espaço aéreo da Argentina deve permanecer fechado hoje pela manhã e à tarde. A metereologia prevê melhoras a partir da noite. Ontem, cerca de 300 voos foram cancelados no aeroporto de Ezeiza e no Aeroparque.
Houve reflexos em São Paulo. O aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, teve 17 partidas suspensas, com destino a Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este e Bogotá; o mesmo ocorreu com oito chegadas. No país, foram 55 cancelamentos internacionais.
Muitos passageiros foram surpreendidos com os cancelamentos ao chegar ao aeroporto. As companhias aéreas afirmaram que não houve tempo hábil para informar a maioria dos passageiros.
Clientes que compraram pacotes para as localidades afetadas têm direito a reembolso integral, segundo entidades de defesa do consumidor. Procurada, a Abav (associação dos agentes de viagem) não respondeu.


Texto Anterior: Há 90 Anos
Próximo Texto: Ciclone, vendaval e vulcão não têm ligação entre si
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.