São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anac detalha mudança em Congonhas

DA SUCURSAL DO RIO

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou ontem a redução e redistribuição de pousos e decolagens nos horários de pico no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), oficializando uma situação em vigor desde o dia 29 de junho, quando a pista principal foi entregue após obras.
A medida afetou a aviação comercial (de passageiros) e geral (vôos executivos e táxi aéreo). Segundo o presidente da agência, Milton Zuanazzi, nos dias da semana e horários de maior movimento, a mudança representou uma redução de 5% a 8% na oferta de vôos.
De acordo com a Anac, 134 vôos sofreram alterações de horário. A TAM teve 34 vôos com horário modificado, a Gol, 31, a BRA, 20, a Ocean Air, 14, a Varig, 28 e a Pantanal, 7.
Durante a reforma da pista principal, a pista auxiliar operava com 33 movimentos por hora. Com a conclusão das obras, o aeroporto deveria voltar a 48 movimentos por hora, mas a agência definiu um total de 38 movimentos para a aviação comercial e a redução dos demais.
O presidente da agência negou que a mudança tenha sido decorrente da pressão da Aeronáutica para que a Anac agisse.
Segundo Zuanazzi, a agência fez ajustes leves para evitar que a medida repercutisse no preço das passagens. "Fizemos o ajuste mais fino possível porque não queremos que os preços voltem a subir. O brasileiro conquistou o direito de voar de avião", afirmou. (JL)


Texto Anterior: Governo cede e greve da Infraero é suspensa
Próximo Texto: Região Sul: Pane elétrica afeta centro de controle aéreo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.