São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

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ASFALTO SELVAGEM

Queda-de-braço entre prefeitura e Estado deixa 18 mil passageiros na zona sul sem saber itinerário de coletivos

Marta barra ônibus de Alckmin em corredor

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova divergência entre as administrações Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) deixa desde ontem 18 mil passageiros da região metropolitana de São Paulo sem saber em que ruas esperar os coletivos que seguem em direção aos municípios de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu -e sem saber se poderão descer nos pontos de parada com os quais estão acostumados.
A queda-de-braço se dá devido à inauguração do corredor de ônibus Passa Rápido Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro, com 7,3 km de extensão, na zona sul da capital paulista, onde os veículos da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), ligada ao governo do Estado, começaram a ser barrados pela SPTrans (órgão municipal que cuida do transporte) e transferidos para outros itinerários.
Sem receber informações das mudanças, passageiros que esperavam nos pontos convencionais ficaram sem alternativa. O impasse vai continuar hoje, já que, apesar de a SPTrans não permitir a circulação dos coletivos intermunicipais ao longo do Passa Rápido, a EMTU orienta os motoristas a manter os trajetos habituais.
O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, afirmou ontem que a Procuradoria Geral do Estado também iria à Justiça contra a Prefeitura de São Paulo para obter, por liminar, a autorização para circular por aquelas vias.

Proibição
A proibição dos coletivos intermunicipais -assim como a dos ônibus fretados- tem sido adotada pela gestão Marta em todos os corredores Passa Rápido (cujas faixas exclusivas ficam à esquerda) que estão sendo inaugurados neste ano. Ela alega que, como esses veículos não têm porta à esquerda, a situação do trânsito nessas vias seria prejudicada se eles continuassem na faixa da direita para pegar passageiros.
De acordo com a EMTU, os itinerários sugeridos pela SPTrans aumentam entre 30 minutos e 40 minutos a viagem dos usuários vindos de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu -cuja duração atinge 80 minutos normalmente. A empresa diz que há 50 ônibus que percorrem oito linhas nesses trajetos. A tarifa varia de R$ 1,70 a R$ 2,60.
"Há uma agenda entre os técnicos para negociar essas alterações, mas elas não podem ter impactos nos custos nem prejudicar os usuários. Houve uma atitude arbitrária", afirmou Lopes, que alega ter sido avisado por fax, somente na tarde da sexta-feira, da proibição dos itinerários vigentes.
A decisão da SPTrans também saiu no "Diário Oficial" do município de sábado -embora a EMTU alegue que nem todas as linhas constem da publicação.
A EMTU diz que os bloqueios feitos por fiscais municipais aos veículos intermunicipais começaram na tarde de ontem nas proximidades da avenida Guarapiranga e da estrada do M'Boi Mirim. Os fiscais estaduais foram à região e voltaram a orientar seus motoristas a seguirem os trajetos dos últimos anos -ordem que a empresa mantém para hoje.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal dos Transportes diz que as conversas entre os técnicos dos dois governos estão acontecendo há três meses e que, por essa razão, não procede a informação de que a EMTU teria sido surpreendida pela proibição.
Em nota à imprensa, a pasta diz somente que "está em processo de ajustes e trabalha de modo a não prejudicar os usuários, sejam eles do sistema municipal ou do intermunicipal".
Das 70 linhas intermunicipais que passam pelos corredores que a prefeitura está entregando ou reformando -como Santo Amaro-Nove de Julho, Pirituba-Lapa-Centro, Ibirapuera, Inajar de Souza e Rebouças-Consolação-, metade já havia desviado de rota.

Corredor
A inauguração do Passa Rápido Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro se deu no final de semana. Segundo a gestão Marta, 480 veículos vão atender os 140 mil passageiros que utilizarão as 32 linhas do novo corredor.
No primeiro dia útil de operação, também houve congestionamentos pela manhã, que levaram a empregada doméstica Maria Angélica de Oliveira, 32, a descer do ônibus na metade do caminho para buscar um trajeto alternativo. Ela mora em Itapecerica e não sabe até agora se poderá descer no mesmo ponto para chegar ao trabalho, na Vila Mariana.
"Saí de casa às 8h30 e cheguei ao serviço às 11h10. Peguei quatro conduções, quando normalmente uso apenas uma", afirmou.
Segundo a SPTrans, a nova obra beneficia principalmente os moradores de Jardim Ângela, Jardim São Luis e Capão Redondo.


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