São Paulo, Terça-feira, 10 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Custos para o SUS podem diminuir

VIVALDO DE SOUSA
DANIELA FALCÃO
da Sucursal de Brasília

O governo estuda a criação de um novo modelo de compra de medicamentos para reduzir em 70% o custo dos remédios comprados pelo Ministério da Saúde. Pela proposta, o governo reduziria impostos e as empresas diminuiriam seu lucro. Caso aprovado, o mecanismo será implantado gradualmente.
A proposta prevê que, num primeiro momento, o governo irá definir a compra desses medicamentos -que seriam poucos- de acordo com os diagnósticos mais comuns na rede hospitalar que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os remédios seriam distribuídos para as pessoas atendidas pelo SUS.
O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Cláudio Considera, que apresentou a proposta ao Ministério da Saúde, disse que a proposta foi apresentada pelas empresas. Elas também serão beneficiadas porque vão vender medicamentos para pessoas que atualmente não têm como comprar por falta de recursos. "Mesmo com uma margem de lucro menor, elas aumentariam seu faturamento", disse.
Segundo ele, a proposta prevê a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), federal, e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), estadual.


Texto Anterior: Medicamentos: SDE vai apurar abuso em 7 laboratórios
Próximo Texto: Genéricos: Governo deve prorrogar prazo de rótulos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.