São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Focos de fogo aumentam em MT

JAIRO MARQUES
DA AGÊNCIA FOLHA

A fumaça das queimadas está intoxicando moradores de cidades inteiras do Mato Grosso. Em oito dias, foram registrados mais de 10 mil pontos em chamas no Estado. Durante todo o mês de setembro de 2003, foram 16.338.
Ontem, os satélites rastrearam no Estado 2.126 focos de calor, pontos que, na maioria das vezes, significam ocorrência de fogo. Grande parte das chamas está localizada ao longo da rodovia que liga a capital Cuiabá a Santarém (PA), a BR-163.
"Como no ano passado tivemos um aumento da área de desmatamento no Estado, acreditamos que esses incêndios estejam ocorrendo para a abertura de novas áreas [agrícolas]", afirmou Heloiso Bueno Figueiredo, chefe do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

Reserva
Um incêndio em uma reserva ecológica destruiu 40 mil m2 de vegetação anteontem em Itirapina (SP). O fogo durou cinco horas e só foi controlado por volta das 20h de anteontem. A área é particular e tem 250 mil m2. Segundo o Corpo de Bombeiros, a reserva é composta por espécies típicas de cerrado.
De acordo com Figueiredo, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) mantém 1.200 brigadistas espalhados pelo país para conter os incêndios. Ontem, 11 unidades de conservação federal registravam fogo.


Texto Anterior: Paulínia entra em atenção por níveis de ozônio
Próximo Texto: Segurança: Jovem é detido após levar dinamite a trem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.