São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso superior especial deve começar em 2007, afirma MEC

DO ENVIADO ESPECIAL A MARÍLIA (SP)

O Ministério da Educação deve colocar em prática a partir do ano que vem a determinação sobre a implantação do curso superior de letras com especialização em libras. Ela está prevista no decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. O primeiro vestibular para a cadeira deve ocorrer no fim do ano.
De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Educação Especializada do MEC, Marlene Goti, a graduação está prevista para funcionar em nove pontos do país. "O celeiro é a Universidade Federal de Santa Catarina, mas todas as regiões serão contempladas", afirma a professora Marlene.
A idéia é alentadora, mas, perguntam as mães, quem dará aulas para as crianças até que esses especialistas se formem? "Essas crianças não podem esperar mais. A Adriana (uma das meninas surdas) está com 26 anos na sétima série, e ainda levando bolinha de papel dos alunos ouvintes na cabeça", diz Sara Nemer, vice-presidente de uma associação pró-surdos sem fins lucrativos.
De acordo com Sara, "o melhor dos mundos seria ter duas salas para cada série de alunos surdos". "Uma para libras, outra, para português", diz.
Paula Martelato afirma que a diretoria de ensino de Marília estabeleceu um prazo de quatro anos -até 2010- para resolver a situação.
Marlene diz que o MEC vai promover, em caráter de urgência, em outubro ou novembro, um exame nacional de proficiência em libras e também na sua tradução e interpretação. "Isso é para resolver a situação emergencial. No futuro, o intérprete deverá ter especialização em linguagem. Esse aluno surdo precisa desenvolver a língua portuguesa escrita", afirma.
Por que não se fez isso antes?
Uma das possíveis respostas é que a libras só foi reconhecida como língua no Brasil em 2002. A outra, explica a professora Maria Alice Rosmaninho, é que existe uma defasagem entre o tempo da lei e o do resultado prático dela. "Quem iria ensinar alunos se não há professores especializados?"


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Estradas: Rodovias de SP têm tráfego carregado a partir das 13h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.