São Paulo, quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três tornados passaram por cidades de Santa Catarina

Ao menos quarenta cidades decretaram emergência na região Sul por causa dos temporais

Juntos, os 3 Estados do Sul somam 194 feridos e 23 mil casas danificadas; cidade catarinense mais atingida decreta calamidade pública

DA AGÊNCIA FOLHA

Cerca de 20 mil pessoas tiveram de deixar suas casas depois dos temporais que atingiram o Sul do país na madrugada de anteontem, segundo a Defesa Civil. Os três Estados somavam 194 feridos e 23 mil casas danificadas até a noite de ontem. A previsão é de mais chuva na região até o final da semana.
Devido aos estragos, 40 cidades decretaram situação de emergência -oito no Rio Grande do Sul e 32 em Santa Catarina. Em Guaraciaba (oeste catarinense), onde quatro pessoas morreram com a passagem de um tornado, foi decretado estado de calamidade pública.
Ainda não existem estimativas de prejuízos. Além de casas, lavouras, granjas e aviários foram destruídos. Em Santa Catarina, 100 mil pessoas continuavam sem luz ontem à tarde.
O Estado foi o mais atingido pelas chuvas: 17 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 170 ficaram feridas. Cerca de 88 mil pessoas foram afetadas.

Tornados
O Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) confirmou a ocorrência de três tornados no Estado na madrugada de anteontem. A estimativa do Ciram é que os ventos tenham chegado a 120 km/h.
Um dos tornados -colunas de ar giratórias que se estendem de uma nuvem de tempestade até o solo-, que atingiu Guaraciaba, danificou casas de 9.100 dos 10 mil habitantes da cidade.
Na vizinha São José do Cedro, onde a base da economia é a agricultura, 41 galpões de estoque de insumos foram destruídos, disse a prefeitura. Ontem, a cidade estava sem luz.
Os outros dois tornados ocorreram em Santa Cecília e Salto Veloso, ambas no meio oeste catarinense. Foram 498 casas atingidas. Cerca de 60 pessoas ficaram feridas. Segundo a Prefeitura de Santa Cecília, elas só tiveram ferimentos leves.
No Rio Grande do Sul, dez pessoas se feriram e 2.427 deixaram suas casas. Os maiores danos foram em Itaara (296 km de Porto Alegre), onde mil casas foram destelhadas devido à chuva de granizo e às ventanias.
Ontem à tarde, continuava chovendo nos três Estados do Sul. Em Curitiba, um forte temporal alagou ruas, causou congestionamentos e danificou casas e prédios comerciais. (ESTELITA HASS CARAZZAI, DIMITRI DO VALLE E GRACILIANO ROCHA)


Texto Anterior: Ceagesp perde 300 toneladas de frutas com temporal
Próximo Texto: No município mais afetado, vento fez moradores voarem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.