São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Colisão de trem e ônibus mata 9 pessoas

Composição de 7.700 t arrastou por 200 m o veículo do transporte municipal de Americana, que se partiu ao meio

Polícia apura se houve falha do motorista ou na sinalização do cruzamento; 15 acabaram feridos

Zanone Fraissat/Folhapress
Destroços do acidente em que trem partiu ao meio um ônibus com 28 passageiros, em Americana; 9 pessoas morreram

MAURÍCIO SIMIONATO
DE CAMPINAS

VINÍCIUS DOMINICHELLI
DO "AGORA"

A colisão entre um ônibus e um trem de carga deixou nove mortos e 15 feridos no centro de Americana (127 km de SP), anteontem à noite.
Carregado de milho, soja e açúcar, o trem atingiu em cheio o ônibus municipal da viação Cidade de Americana, que levava 28 pessoas.
O veículo foi arrastado por cerca de 200 m e partiu-se ao meio -os passageiros foram "lançados" pelo buraco. Acabou sendo prensado em outra locomotiva parada.
Os mortos são quatro homens e cinco mulheres entre 37 e 76 anos -todos estavam no ônibus. Oito feridos continuavam internados ontem à noite, sem risco de morrer.
A Polícia Civil investiga as hipóteses de imprudência do motorista e de falhas na sinalização. Também apura se o motorista se confundiu sobre a locomotiva parada e desrespeitou a sinalização.
O condutor, Alonso de Carvalho, 50, teve fraturas no pé e no braço, além de três dedos do pé amputados.
Segundo a Delegacia Seccional de Americana, ele foi indiciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa (sem intenção). Deve ser ouvido assim que receber alta.
Dois cobradores -sendo que um não estava em serviço e ia para casa- morreram.
O maquinista não se feriu. A colisão ocorreu às 23h20 no cruzamento da rua Carioba com a ferrovia. Moradores reclamaram da falta de segurança no local. Em 2006, o choque entre um trem e um ônibus deixou um ferido.
A ferrovia e os trens são de responsabilidade da ALL (América Latina Logística).
A composição ia para Santos e tinha quatro locomotivas e 77 vagões, cada um pesando cem toneladas. A velocidade média é de 30 km/h.
O ônibus acabara de sair do terminal e seguia para sua última viagem do dia. Um passageiro disse que o apito do trem só tocou quando o ônibus já cruzava a linha.
Em nota, a ALL afirmou que testemunhas dizem que a sinalização estava acionada, "alertando para a passagem do trem, mas não foi respeitada pelo motorista".
"Os maquinistas também acionaram buzina e freios, mas não foi possível parar a tempo", disse -o trem leva mais de 500 m até parar.
O secretário dos Transportes de Americana, Jesuel de Freitas, disse que havia um funcionário para acionar os avisos. O local não tem cancela, não exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro.
A viação divulgou nota afirmando que "busca a elucidação dos fatores" que levaram à tragédia.


Colaborou RACHEL AÑÓN


Texto Anterior: 2 pacientes psiquiátricas fogem de hospital municipal
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.