São Paulo, Sexta-feira, 10 de Setembro de 1999
Próximo Texto | Índice

Vem aí outro verão com água pela cintura

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Já deu para ter uma idéia do que nos espera no próximo verão. Se as três horas de chuva da outra noite serviram para alagar vários pontos da cidade, a gente já pode ir imaginando o que não vai acontecer de janeiro a março do ano que vem.
E não adianta o prefeito Pitta querer colocar a culpa no governador ou na população sujismunda e eu explico por quê: nos últimos tempos, vira e mexe, a coleta de lixo do meu bairro não é realizada. Não é incomum eu sair na rua e dar de cara com uma cena degradante: dezenas de sacos amontoados nas esquinas, outros tantos rasgados e lixo espalhado pelas calçadas e ruas. Existe coisa melhor para entupir de vez nossos queridos bueiros?
Tudo bem, as obras inacabadas do Tietê causaram um belo alagamento na quarta, mas quem não está realizando a coleta de lixo pela qual o cidadão paga não é o governador Covas e sim a prefeitura daquele que é um dos responsáveis por ter levado a cidade à bancarrota.
Nosso prefeito não pode colocar o pé para fora de casa sem ser vaiado e sua administração tem sido sistematicamente premiada com os piores índices de aprovação do país. Mesmo assim, veja você, Pitta continua pensando em disputar as próximas eleições e acaba de se filiar a um partido de fachada, um tal de PTN (Partido Trabalhista Nacional).
O fato de que ele ainda cogita uma nova candidatura é a prova cabal de que Celso Pitta não é movido pela vontade de servir. A única razão que pode fazer alguém na sua situação pensar em tentar uma nova disputa nas urnas é o desejo de capitalizar o cacife político que vem embutido no cargo de prefeito de uma cidade com as proporções de São Paulo, até mesmo um prefeito medíocre como Celso Pitta.
Ou será que nosso alcaide acha que tem alguma chance de ser eleito? Atualmente, a julgar pelas recentes declarações da primeira-dama -que afirmou em público estar "dormindo com o inimigo"-, de garantido, mas garantido mesmo, Pitta só pode contar com um voto: o seu.
Alô, Celso Pitta! Não posso crer que o senhor esteja se sentindo tão desamparado a ponto de aceitar o apoio dessa cambada de políticos, que nós só estamos aprendendo a conhecer agora, que tratam cargo público como bilhete premiado de loteria e se candidatam apenas para receber contribuições daqueles que se comprometem em ajudar e depois deitam e rolam com os fundos de campanha. Tenho certeza de que esse não é o caso, não é mesmo, caro prefeito?

QUALQUER NOTA

Dobrou o cabo
O próximo espertinho que convidar Dercy Gonçalves para fazer palhaçadas em público e se expuser ao ridículo vai se haver comigo. É muita maldade tratar feito mico de circo uma senhora senil, que obviamente não tem mais controle sobre o que diz.

Na mosca
Ponto para o secretário de Segurança, Marco Petrelluzzi, por eleger o crack como "inimigo número 1 da polícia". Alguém ainda tem dúvidas de que essa droga do demo é a responsável pelo aumento da violência?

Fofura
Não sei não, mas acho que prefiro fazer tratamento de canal a encontrar a vereadora Maria Helena em um beco escuro. Ai, que medo!


E-mail: barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia/




Próximo Texto: Anhanguera: Acidente com ônibus de excursão mata 13
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.