São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documento descreve trajeto aéreo

DA REPORTAGEM LOCAL

O plano de vôo é um documento no qual um piloto ou uma empresa descrevem as características da aeronave e do trajeto -como velocidade, hora e altitude- programadas antes da decolagem.
O formulário é avaliado 45 minutos antes da partida, geralmente por um sargento da Aeronáutica, que confere as condições apresentadas e, se necessário, faz modificações e avisa a tripulação por rádio.
Nessa comunicação, a regra da aviação prevê um procedimento de cotejamento -pelo qual um piloto, depois de receber as instruções, é obrigado a repeti-las para confirmar se entendeu tudo. As conversas são gravadas.
O plano de vôo aprovado é digitado num computador e os dados vão para os centros de controle do tráfego aéreo.
O modelo do plano de vôo no Brasil, que é diferente do usado nos EUA, contém um espaço com destaque, intitulado "nível", no qual deve ser preenchida a altitude de cruzeiro planejada "para a primeira parte ou a totalidade da rota". No caso do Legacy, segundo um oficial da Aeronáutica, nessa parte constava a indicação de 37 mil pés.
Em seguida, há um espaço para detalhamento da rota, com as eventuais mudanças de altitude em cada ponto -no caso do Legacy, para 36 mil pés e 38 mil pés.


Texto Anterior: Plano de vôo confirma que piloto do Legacy errou, afirma a polícia
Próximo Texto: Vôos da Gol e TAM têm queda de ocupação no início do mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.