São Paulo, sábado, 10 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2 cidades em SP decretam estado de emergência

da Agência Folha, em Bauru

Chuva de granizo e ventos fortes destelharam construções e derrubaram árvores, deixando feridos e desabrigados durante a madrugada de ontem em cidades da região de Sorocaba (interior de SP).
As Prefeituras de Sarapuí e River Sul decretaram estado de emergência (situação em que o município reconhece que passa por dificuldades e espera ajuda do governo estadual) em razão dos estragos provocados pelas chuvas.
Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas nas duas cidades e cerca de 250 famílias estão desabrigadas.
O temporal atingiu também as cidades de Votorantim, São Roque, Pilar do Sul, Araçoiaba da Serra, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Salto do Pirapora e Cesário Lange. Árvores derrubadas pela força do vento, casas, postos de gasolina e ginásios de esportes destelhados; buracos nos asfalto e pontes destruídas foram danos causados pelas chuvas nessas cidades.
Também houve queda de energia e pane nos telefones, que ficaram mudos em grande partes das cidades durante a manhã. Bairros de Sorocaba (98 km a oeste de SP) ficaram até 18 horas sem energia.
O temporal começou por volta das 22h de anteontem. Algumas cidades, como Votorantim e Araçoiaba da Serra, ainda se recuperavam das chuvas do último fim-de-semana.
Votorantim registrava ontem 22 famílias desabrigadas. Os flagelados foram alojados em uma escola da prefeitura. Em Araçoiaba da Serra, cerca de 30 famílias ficaram sem suas casas.
O transbordamento do córrego Mesquita derrubou três pontes em River Sul. Em Sarapuí, a força das águas do rio Sarapuí destruiu duas pontes.
As chuvas em Sarapuí não pouparam nem a sede da prefeitura. Os ventos destelharam boa parte do prédio. O ginásio de esporte que estava em fase de acabamento foi parcialmente destruído. Um salão comercial teve seus 450 metros de cobertura destelhados.
O serviço de meteorologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Bauru, informou que o nível médio de chuva na região de Sorocaba oscilou entre 26 mm e 30 mm -1 mm equivale a 1 litro de água por metro quadrado. O temporal durou pouco mais de uma hora. (WAGNER OLIVEIRA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.