São Paulo, domingo, 10 de novembro de 2002

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TRANSPORTE

Estado quer levar ramal Paulista ao Sacomã investindo R$ 205 milhões por km, metade do valor gasto há 10 anos

Metrô reduz preço para expandir linha 2

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Metrô de São Paulo quer estender a linha 2-verde, da Ana Rosa ao Sacomã, na zona sul, por praticamente metade do preço por quilômetro gasto na implantação do ramal, há dez anos.
A continuidade da linha Paulista está contratada pela administração estadual desde 1991, mas não saiu do papel por falta de verbas e críticas sobre os valores das primeiras seis estações, entre Clínicas e Ana Rosa, que superaram R$ 390 milhões por km, segundo valores atualizados pelo Metrô.
Para chegar ao Sacomã, os contratos firmados naquela época com as construtoras CBPO, Camargo Correa e Andrade Gutierrez levariam hoje a um gasto adicional de R$ 260 milhões por km.
Mas os técnicos do Metrô fizeram mudanças nos projetos, renegociaram os valores com as empreiteiras selecionadas e propõem agora fazer mais quatro estações da linha 2-verde a um custo de R$ 205 milhões para cada um dos 5,1 km previstos -queda de 47% em relação às despesas de implantação e de 21% em relação ao preço contratado na licitação para a continuidade do ramal.
A intenção da companhia é entregar as estações Chácara Klabin, Imigrantes, Ipiranga e Sacomã em duas fases, com término no segundo semestre de 2006.
A construção elevaria em mais de 70% a extensão e a demanda da linha 2-verde, também batizada de Paulista, por atravessar a avenida mais famosa da cidade.
A renegociação dos valores com as construtoras, concluída neste ano, superou um dos principais obstáculos da obra, que é promessa de campanha de Geraldo Alckmin. Ele tenta, agora, garantir os recursos para começá-la em 2003.
No último dia 24, foi formalizado no BNDES um pedido de enquadramento do projeto para a obtenção de financiamento. Se os limites de endividamento do Estado não permitirem adquirir os valores totais da obra, a administração do Metrô cogita fazer, inicialmente, apenas as estações Chácara Klabin e Imigrantes -e, durante a construção, buscaria a verba para as duas restantes.
O Metrô também tem outros projetos de expansão da malha, hoje de 58,6 km, mas a extensão da linha 2-verde é uma das que mais despertam a expectativa dos técnicos porque pode ter as obras iniciadas de uma hora para outra, já que os projetos estão prontos e as empresas estão contratadas há mais de dez anos -não sendo preciso fazer licitação.
"É sair a verba e dar a ordem de serviço que, em 30 dias, dá para começar", afirma Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, para quem a construção deve ter início já no primeiro trimestre de 2003.
Se esse cronograma for seguido, ela terá chances de sair até mesmo antes da linha 4-amarela (Luz-Vila Sônia), que, embora já possua os financiamentos internacionais contratados, ainda não terminou a sua fase de concorrência.


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