São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idosos verão príncipe; jovens, beisebol

Ponto alto das festividades será em junho, com desfile no Sambódromo, shows e visita de membro da família imperial

Balé, karatê, aikidô, música, jardinagem, ciência e tecnologia também terão suas apresentações; agenda vai começar já em janeiro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O príncipe-herdeiro Naruhito, 47, será o representante oficial da família imperial japonesa nas comemorações de 2008 pelo centenário da imigração japonesa no Brasil, programadas para o mês de junho, em Brasília (dia 18), São Paulo (21) e Curitiba (22).
A informação, divulgada em comunicado oficial da Agência da Casa Imperial do Japão, foi confirmada pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo.
De acordo com fontes da agência, a princesa Masako, mulher de Naruhito, não acompanhará o príncipe na viagem por recomendação médica.
O príncipe-herdeiro japonês esteve no Brasil em 1982. Seu irmão mais novo, príncipe Akishino, veio ao país em 1988, no 80º aniversário da imigração japonesa.
Já o imperador Akihito e a imperatriz Michiko vieram ao Brasil três vezes. Na primeira, em 1967, Akihito era príncipe-herdeiro, e o casal foi recepcionado por milhares de descendentes no estádio do Pacaembu. Em 1978, eles participaram das comemorações pelos 70 anos da imigração, novamente no Pacaembu. Em 1997, o casal imperial fez uma visita de dez dias ao Brasil.
As comemorações pelo centenário da imigração devem acontecer em vários Estados brasileiros e até no Japão. No ano que vem, cidades que receberam um grande contingente de imigrantes nipônicos, como Campinas, Belo Horizonte, Maringá e Curitiba, devem ganhar jardins japoneses.
O evento oficial acontece em Brasília, no dia 18 de junho, data da chegada do Kasato Maru, e está sendo organizado pelo governo federal.
Mas a partir de janeiro, a cidade de São Paulo deve sediar os primeiros eventos comemorativos, como competições de sumô e de beisebol -este, um dos esportes mais populares na terra do sol nascente.
"Teremos um triangular entre os times das universidades de Keio e de Waseda, rivais tradicionais na competição universitária do Japão, e a seleção brasileira", afirma Reimei Yoshioka, coordenador de projetos da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
Entre os dias 13 e 22 de junho, a Semana da Cultura Japonesa, no parque do Anhembi, deve reunir apresentações de balé, karatê e aikidô, e ainda atrações musicais e workshops.
Entre os dias 14 a 16 do mesmo mês, o Teatro Elis Regina sedia o Intercâmbio Brasil-Japão em Economia, Ciências e Inovações Tecnológicas, com a presença de especialistas dos dois países.
Os eventos de maior participação popular estão previstos para o fim de semana dos dias 21 e 22 de junho, no sambódromo do Anhembi. Um desfile com carros alegóricos deve mostrar a trajetória dos imigrantes, com a escola de samba Unidos de Vila Maria.
O desfile é o mesmo nos dois dias, mas o público mais velho terá preferência no sábado, devido à presença do príncipe-herdeiro: "Os idosos têm mais interesse em ver um parente do imperador", diz Reimei. No domingo, os jovens devem conferir shows de cantores famosos. "Estamos negociando com a Ivete Sangalo", afirma.
"As comunidades de descendentes estão não só empolgadas, como participativas. Estão se organizando em vários Estados", diz Reimei. "Vai ser uma festa não só da comunidade nikkei, mas uma festa para todo o povo brasileiro." (GQ)


Texto Anterior: Japão 2008: País exporta moda, quadrinhos e tecnologia
Próximo Texto: Mari Hirata: Japonesa do Brooklin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.