São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS

PF prende 22 sob a acusação de envolvimento com o tráfico internacional
A Polícia Federal (PF) prendeu ontem 22 pessoas em sete Estados e no Distrito Federal, acusadas de envolvimento em uma das maiores organizações criminosas do país, que atuava no tráfico internacional de drogas e em lavagem de dinheiro e tinha ligações com o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, preso no Rio.
A ação, que cumpriu 30 mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Goiás, conclui cerca de três anos de investigações.
Segundo a PF, a organização trocava armas por drogas com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), tinha conexões com Suriname e Paraguai e distribuía cocaína no Distrito Federal e em oito Estados: Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.
Apontado pela PF como um dos principais chefes da quadrilha, o empresário e fazendeiro goiano Leonardo Dias Mendonça, 49, foi preso no início da tarde de ontem em Goiânia.
Ele foi indiciado há quatro meses pelo governo dos EUA ao lado de Fernandinho Beira-Mar, a quem seria ligado no comando da organização.
Oswaldo Serrão, advogado do empresário, não foi localizado. Mendonça é dono de empresas e fazendas no Estado.
O empresário e fazendeiro chegou a ser investigado pela CPI do Narcotráfico e foi preso em 1999, mas foi liberado 15 dias depois por decisão da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
(MAURÍCIO SIMIONATO, DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM)


Texto Anterior: Acidente: Circo desaba e quatro pessoas morrem
Próximo Texto: Dengue: Doença mata mais um em Mato Grosso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.