São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Sebastião é castigada pela falta d'água

CAROLINA FARIAS
MARCELO CLARET

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Cerca de 90% dos hotéis e pousadas da costa sul de São Sebastião -uma das regiões mais badaladas, frequentada por turistas de alto padrão aquisitivo- foram afetados pela falta d'água, que vem ocorrendo nas cidades do litoral norte desde o Réveillon.
Segundo Marco Perrotti, presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Maresias, somente não foram afetados os estabelecimentos que contavam com outros meios para garantir o abastecimento, como poços e minas.
Na cidade, ao menos dez bairros sofrem com desabastecimento esporádico e em horários de pico desde dezembro. Os dias mais críticos foram os seguintes ao Réveillon. O temor é de que o quadro se repita neste fim de semana.
Além de prejudicar o atendimento dos hóspedes, o desabastecimento também começa a causar reflexos para o movimento dos hotéis. O município tem cerca de 300 hotéis e pousadas.
Segundo estimativas da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), cerca de 3.000 pessoas da região central da cidade foram atingidas pela falta d'água. Já na costa sul, que tem cerca de 5.000 moradores, por causa do grande movimento turístico e a lotação da rede hoteleira, cerca de 10 mil pessoas sofreram com a falta d'água.
Anteontem, a população da área central encontrou as torneiras secas à noite. Somente na madrugada de ontem o abastecimento começou a normalizar.
A Sabesp informou que somente no final do primeiro semestre deste ano o problema da falta d'água em Maresias e Paúba, na costa sul de São Sebastião será resolvido. A obra começou em 1997.
Uma reservatório e uma estação de tratamento abastecerão os bairros, que produzirão 1,5 milhão de litros de água por dia. A estação ficará em Maresias e bombeará água até o bairro de Paúba.

Energia

A Bandeirante Energia vai interromper, entre os dias 13 e 17, por períodos de até quatro horas, o fornecimento de energia em alguns bairros de duas cidades do litoral norte -Caraguatatuba e São Sebastião- atendidas pela concessionária.
Segundo a Bandeirante Energia, a interrupção do serviço será realizada para serviços de melhoria na rede. O corte será feito em horários intercalados.
Em Caraguatatuba, serão afetados os bairros Jardim Jaqueira, Indaiá e Rio do Ouro. Já em São Sebastião, o corte atingirá os bairros Enseada, Barra do Sahy, Camburi e Toque-Toque Pequeno.


Texto Anterior: Litoral: São Paulo tem 24% das praias impróprias
Próximo Texto: Ambiente: Contaminação de lago mata 1 t de peixes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.