São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BERIMBAU BRITÂNICO
Capoeira dá rasteira nos súditos da rainha

DENISE BOBADILHA
free-lance para a Folha

Em 97, Londres foi considerada "a" cidade por revistas de turismo e viajantes de todo o mundo. A capoeira aparece como "o" esporte de 98 no Reino Unido.
A dica estava no último domingo, no "The Independent on Sunday", que publicou reportagem sobre o esporte brasileiro.
A edição de janeiro da revista "Elle" inglesa também colocou a capoeira entre as cem coisas mais "cool" (legal) para se fazer em 98. A última palavra em exercício na Reino Unido está em 80º lugar na lista. Nada mal para a relação que não traz outras atividades físicas.
Na revista "Time Out", guia semanal com eventos em Londres, aulas de capoeira aparecem na seção "Corpo e Mente".
Alguns ingleses já sabem muito de capoeira. É o caso de Gerard Taylor, 37 anos, que foi "batizado" (recebeu a primeira graduação no esporte), no Reino Unido, abriu uma academia em Oslo (Noruega). Ele e a mulher, norueguesa, criaram um grupo que atrai alunos de várias partes do país escandinavo (leia texto abaixo).
"A capoeira mudou completamente o rumo de minha vida", disse Taylor, ex-chefe de restaurante. "Além das vantagens físicas, eu passei a me relacionar com as pessoas de forma diferente", explica o inglês, que conheceu a esposa numa roda de capoeira em Londres.
Taylor esteve no Brasil depois de conhecer o esporte numa exibição no centro de Londres. "Eu corria e esquiava, mas a capoeira é o exercício que eu procurava."
O aprendizado de Taylor ficou por conta da paulista Sylvia Bazzarelli, 33. Em Londres há dez anos, ela estima que já a apresentou para cerca de 4.000 pessoas, entre alunos e participantes de workshops. "Os estrangeiros têm outra visão do Brasil quando conhecem a capoeira", diz Bazzarelli, convidada para dar cursos do sul da Inglaterra ao norte da Escócia.
Anualmente, Roberto Teles de Oliveira, o mestre Sombra, 56, viaja de Santos para Londres, onde batiza alunos de Bazzarelli, sua pupila na capoeira. Em 98, o batizado pode acontecer no tradicional Royal Festival Hall, em setembro.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.