São Paulo, segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

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Resultado não surpreende, dizem analistas

DA SUCURSAL DO RIO

Os especialistas consultados pela Folha disseram não se surpreender com o fato de a indisciplina dos alunos ter sido citada como problema comum, tanto em escolas públicas quanto em particulares.
A presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Cleuza Repulho, credita essa reclamação ao número de alunos por turma e à dificuldade de famílias e escolas cumprirem seus papéis.
"Um número alto de alunos por turma favorece a indisciplina, mas também é verdade que as famílias esperam das escolas ações que são de sua responsabilidade, e vice-versa."
Como exemplo, ela lembra que muitas famílias esperam que as escolas se responsabilizem pela educação de seus filhos, enquanto boa parte das escolas, por sua vez, querem que os pais estimulem as crianças a se interessar pelos estudos e pouco fazem para tornar as aulas mais atrativas.
Cleuza diz ainda que indisciplina não é exclusividade de escolas públicas.
"Na rede particular apenas muda-se o foco, já que muitos pais orientam seus filhos a dizerem que quem paga os salários dos professores são eles, em vez de encararem como uma prestação de serviços", afirmou ela.
Luiz Gonzaga Pinto, da Udemo (entidade que representa os diretores de escolas de São Paulo), acrescenta que a falta de um projeto pedagógico também contribui. "Na escola que não tem uma condução firme, o aluno arrebenta com o professor. O problema é que boa parte delas não têm projetos para lidar com essa questão."

Problemas
Luciene Barros, da Associação dos Diretores das Escolas Estaduais do Maranhão, relaciona a indisciplina dos alunos a outros dois problemas, citados principalmente por diretores de escolas públicas: o alto índice de faltas de professores e a carência de pessoal de apoio pedagógico e administrativo.


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