São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sabesp vai reduzir a produção do Alto Cotia

MARIANA VIVEIROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para evitar futuros racionamentos de água na região atendida pelo sistema Alto Cotia, a Sabesp planeja, já no próximo ano, cortar pela metade a captação de água na represa Pedro Beicht, que produz, em condições normais, 1.100 litros por segundo. Para tanto, vai reduzir em 50% a população abastecida pelo sistema.
A represa Guarapiranga e os reservatórios do Cantareira deverão passar a servir os cerca de 150 mil moradores da região metropolitana que sairão da área de influência do Alto Cotia. Isso será possível por causa da interligação entre os sistemas, explica o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira.
Segundo ele, só assim será possível evitar os freqüentes cortes no fornecimento sofridos pela população das cidades de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista. O Alto Cotia enfrentou racionamento em 2000, em 2001 (encerrado em 2002) e, há dez dias, fica parado por 36 horas a cada 36 horas de abastecimento regular.
"A represa [Pedro Beicht], apesar de estar numa área preservada e nos dar a água de melhor qualidade da Grande São Paulo, é pequena e isolada. Não há alternativa senão reduzir o que tiramos dela", diz Nogueira. A intenção da Sabesp é passar a bombear, em 2004, 500 litros por segundo do reservatório -volume que está sendo produzido atualmente, por causa do racionamento.
Segundo Nogueira, as obras para viabilizar a interligação dos sistemas já estão em andamento.

Mudanças
A partir de hoje, a empresa altera a divisão dos bairros que estão em racionamento na área do Alto Cotia, com o objetivo de aumentar a eficiência do esquema adotado. A normalização do abastecimento depois do corte tem demorado até 50 horas em áreas de Itapecerica da Serra, por exemplo.
A nova divisão está no site www.sabesp.com.br e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 195. Ficam mantidos dois grupos de bairros, que se alternam no corte de fornecimento.


Texto Anterior: Saneamento: Economia de água terá desconto de 20%
Próximo Texto: Ensino superior: Divisão em departamentos atrasa debate científico, afirma Tarso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.