São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agarrado a tambor de água, professor de salva

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM POCONÉ (MT)
DA AGÊNCIA FOLHA

Foi agarrado a um tambor de água que se desprendeu do barco e boiava no rio Cuiabá que o professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Antônio Carlos Boschero, 65, conseguiu escapar do naufrágio no Pantanal. Ele é um dos 13 sobreviventes.
Após ouvir um forte estrondo e ver a água invadindo a embarcação, ele pulou no rio e nadou até o tambor. Boschero contou que ficou à deriva na correnteza até que pessoas em um bote o resgatassem. Ele passa bem e está em Cuiabá.
"Por volta das 4h, ouvi um barulho enorme, como se o comandante tivesse entrado [batido] em um galho de árvore. A chalana adernou para a direita. Foi tudo muito rápido. Em 30 segundos o barco já estava afundando. Só tive tempo de pular no rio, antes que afundasse completamente", disse.
Chovia no momento do naufrágio. O professor estava de férias e resolveu passar alguns dias no Pantanal na companhia de amigos em uma pescaria.
O professor relatou não ter ouvido pedidos de socorro ou gritos e disse que o rio estava cheio. "Quem pulou no rio não viu mais nada. Estava escuro."
Boschero desenvolve pesquisas na área de endocrinologia e diabetes na Unicamp. Ele é professor titular do Instituto de Biologia da universidade.

Não viajou
Um compromisso pessoal impediu que José Humberto Paes Carvalho, 57, viajasse para a pescaria no Pantanal, planejada havia dois meses.
"Eu já tinha pescado ou jogado futebol com todo mundo que estava no barco. Mas aquela viagem reuniu mais gente, era para ser especial." (MAURÍCIO SIMIONATO, RODRIGO VARGAS E MP)

Texto Anterior: Corpo é encontrado a 10 km de local do naufrágio no Pantanal
Próximo Texto: Acidentes em rodovias federais matam 14
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.