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ANÁLISE
Prejudicado, aluno terá de voltar à "decoreba"
MATEUS PRADO
ESPECIAL PARA A FOLHA
Muitas instituições de ensino superior que aderiram ao
processo de seleção atrelado ao
Enem já sinalizam descontentamento e indicam que deverão
desistir da escolha. As federais
que não aderiram agora têm
fortes argumentos para não assimilar as mudanças.
Como em todas as outras situações de falhas na formulação ou na implementação de
políticas públicas, quem mais
sofre é quem deveria ser beneficiado -o aluno. O problema
está colocado: o aluno se prepara para o Enem ou para o vestibular tradicional? Foca na "decoreba" de textos, fórmulas, livros e apostilas ou investe seu
tempo no desenvolvimento das
competências e habilidades
propostas pelo Enem?
Em 2010, quem deseja conquistar uma vaga nas universidades públicas ainda terá que
se preparar pela forma convencional, estudando os pontos definidos no programa curricular
do ensino médio. O único alento que o aluno terá no final do
ano, caso a faculdade pública
utilize a nota do Enem, é que as
pesquisas indicam que os alunos que vão bem no vestibular
também têm sucesso no Enem.
MATEUS PRADO é presidente nacional do Instituto Henfil, ONG que trata de políticas de acesso
ao ensino superior
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