São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Trecho sul do Rodoanel deve ter pedágio em julho

Consórcio SPMar assumiu ontem operação e pretende antecipar serviço em dois meses para iniciar cobrança

Tarifa será corrigida pela inflação e pode ir a R$ 2,40; concessionária assina contrato para construir trecho leste


ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

O consórcio SPMar assumiu ontem a operação do trecho sul do Rodoanel -da Régis Bittencourt ao ABC paulista- e pretende iniciar a cobrança de pedágio em julho, mês de férias escolares.
A meta representa uma antecipação de dois meses no prazo máximo contratual. Ela foi revelada pelo diretor-executivo da nova concessionária, Marcelo de Afonseca.
A tarifa do trecho sul proposta pela vencedora da licitação foi de R$ 2,1991, baseada em julho de 2009. Antes de ser cobrada, será corrigida pelo IPCA. No último reajuste, atingiria R$ 2,30. Mas a tendência é sofrer nova atualização e superar R$ 2,40.
Haverá cabines em todas as saídas da via, mas os usuários só pagarão uma vez.
Além de assumir a operação do trecho sul, inaugurado no primeiro semestre de 2010, a concessionária SPMar assinou contrato para a construção do trecho leste.
As obras precisarão ser feitas em 36 meses -ou seja, até 2014. Na prática, elas só devem começar no segundo semestre. A empresa diz que antes deve fazer "uma preparação logística", com montagem de canteiros de obras.
O prazo de entrega, porém, já está correndo. As desapropriações também foram autorizadas pelo Estado. Devem atingir 1.070 imóveis.
Pelo contrato, a cobrança de pedágio no trecho sul pode ser aprovada após a realização dos serviços iniciais, no prazo de até seis meses.
Esses trabalhos incluem reparos básicos -como sinalização, pavimento, poda de árvores, retirada de entulho. Como a alça sul é praticamente nova, essa fase pode ser mais rápida. "Acredito que podemos antecipar em até dois meses", disse Afonseca.
Em seguida, cabe à Artesp (agência que regula as concessões) avaliar os trabalhos para autorizar a cobrança.
O tempo da concessão obtida pela SPMar (formada por empresas do grupo Bertin) é de 35 anos. A tarifa de pedágio proposta foi 63% inferior ao teto previsto na licitação.
O SPMar apresentou garantias e depositou os mais de R$ 380 milhões exigidos como antecipação. O valor será investido em estradas sem concessão privada.
O governo Geraldo Alckmin (PSDB) finaliza os estudos para lançar a licitação do trecho norte do Rodoanel.
"Vamos tocar tudo junto, Tamoios, trecho leste, norte", disse Saulo de Castro, secretário dos Transportes.
Ele diz não saber a viabilidade de entrega da alça norte no atual mandato. "É questão de engenharia. Se disser que dá e mostrar tecnicamente, a gente entrega."


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Expansão: Governo pretende ampliar inspeção para a Grande SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.