São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coronel diz que controle de espaço aéreo no Brasil é "exemplo" de Primeiro Mundo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O sistema de controle aéreo no Brasil é de "Primeiro Mundo", serve de "exemplo" para outras nações e, por isso, os brasileiros deveriam ter "orgulho" dele. É o que diz o diretor do Icea (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), o coronel Paulo Roberto Sigaud Ferraz.
O Icea, em São José dos Campos, é uma das duas instituições ligadas à Aeronáutica responsáveis por formar os profissionais da área -a outra é a Escola de Especialistas da Aeronáutica, que fica em Guaratinguetá e só treina militares.
O coronel disse que as críticas ao sistema, feitas até por organismos internacionais como a Ifatca (Federação Internacional das Associações dos Controladores de Tráfego Aéreo) que apontam a falta de preparo dos controladores e equipamentos obsoletos, decorrem de um "desconhecimento do que o Brasil faz". Para ele, o sistema de controle aéreo é complexo e, por isso, é normal que eventualmente ocorram falhas.
O Palácio do Planalto confirmou ontem que o gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no início de novembro a carta da Ifatca em que oferecia consultoria.
"O conteúdo e a oferta de consultoria não foram avaliados pelo presidente da República, pois a praxe neste caso é que tais oferecimentos sejam feitos diretamente ao setor responsável. A entidade fez contato por telefone e foi aconselhada a procurar o Ministério da Defesa", informou a assessoria.


Texto Anterior: Brasília: Cindacta-1 terá 3º comandante em seis meses
Próximo Texto: A pedido dos controladores, OAB negociará
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.