São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 2011
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SAIBA MAIS Divergências marcam debate sobre inclusão DE SÃO PAULO A inclusão do deficiente intelectual no Brasil vive um momento de divergências sobre a melhor forma de conduzir esse processo. O Ministério da Educação defende que é direito de todos os deficientes a matrícula em escola regular. Já a Federação Nacional das Apaes entende que a rede escolar não está preparada para recebê-los. Há realidades distintas no país. Em São Paulo, por exemplo, os alunos assistem a aulas na escola regular e, no contraturno, vão à Apae, que também capacita a rede pública. Já no Espírito Santo, a Apae local enfrentou um protesto no ano passado de pais que não aceitavam que seus filhos frequentassem a instituição apenas no contraturno das escolas regulares. Diziam que as escolas não estavam adaptadas, e os professores não tinham preparo para cuidar de seus filhos. Para estudiosos, a reação dos pais é compreensível. A inoperância do Estado levaria os pais a preferirem manter o filho em casa, protegido. Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Mortes Índice | Comunicar Erros |
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