São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Divergências marcam debate sobre inclusão

DE SÃO PAULO

A inclusão do deficiente intelectual no Brasil vive um momento de divergências sobre a melhor forma de conduzir esse processo.
O Ministério da Educação defende que é direito de todos os deficientes a matrícula em escola regular. Já a Federação Nacional das Apaes entende que a rede escolar não está preparada para recebê-los.
Há realidades distintas no país. Em São Paulo, por exemplo, os alunos assistem a aulas na escola regular e, no contraturno, vão à Apae, que também capacita a rede pública.
Já no Espírito Santo, a Apae local enfrentou um protesto no ano passado de pais que não aceitavam que seus filhos frequentassem a instituição apenas no contraturno das escolas regulares. Diziam que as escolas não estavam adaptadas, e os professores não tinham preparo para cuidar de seus filhos.
Para estudiosos, a reação dos pais é compreensível. A inoperância do Estado levaria os pais a preferirem manter o filho em casa, protegido.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.