São Paulo, sábado, 11 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA ELÉTRICA
Técnicos consertam torre danificada por vendaval no Paraná
Tempo bom acelera recuperação de torres

JOSÉ MASCHIO
da Agência Folha, em Londrina

O bom tempo ontem em Campina da Lagoa (noroeste do Paraná) auxiliou os técnicos e operários das Furnas Centrais Elétricas que iniciaram o processo de instalação da primeira das sete torres danificadas no Estado.
Na madrugada do último dia 7, um vendaval derrubou sete torres de transmissão de energia elétrica, provocando a interrupção de duas linhas de transmissão -Circuito Um e Circuito Dois- do complexo Itaipu Binacional.
A queda das torres tem provocado racionamento de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
A Eletropaulo fez interrupções no fornecimento de energia em diversos bairros da cidade de São Paulo, no final da tarde de quarta e quinta-feira, por determinação do Centro Nacional de Operação do Sistema (CNOS).
Os desligamentos foram adotados para que o sistema não entrasse em colapso, o que poderia provocar cortes em outros bairros.
Para reparar as torres danificadas, a Furnas Centrais Elétricas e duas empresas contratadas montaram uma operação envolvendo 330 homens.
Em novembro do ano passado, para recuperar dez torres em Vera Cruz do Oeste (oeste do Estado), foram utilizados 150 homens.
Os trabalhos estavam centrados ontem no Circuito Um, que teve duas torres danificadas.
Conserto
Ontem, começou a ser levantada uma das torres. Depois de separadas, as peças da torre são ajustadas sobre uma base e instaladas.
Segundo o coordenador-geral de Furnas em Campina da Lagoa, João Carlos Ribeiro, a primeira torre do Circuito Um estará instalada na tarde de hoje.
A expectativa era que, continuando sem chover na região, o cronograma de trabalho seria mantido.
No domingo, a previsão é que a segunda torre do Circuito Um esteja instalada, com o reinício de transmissão de energia.
Sem racionamento
Os técnicos acreditam que, com uma das linhas de transmissão em funcionamento, haverá uma menor necessidade de racionamento de energia.
As cinco torres do Circuito Dois começarão a ser reparadas na próxima segunda-feira. Com o fim das chuvas, de acordo com previsões dos serviços de meteorologia, os técnicos acreditam que os trabalhos no Circuito Dois serão acelerados. A previsão é que no próximo dia 19 o Circuito Dois também entre em funcionamento.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.