São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2010

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Sky divulga instalação grátis, mas cobra R$ 60, afirma leitor

DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Roberto Conde Nascimento reclama que a operadora de TV por assinatura Sky anuncia em seu site "adesão, instalação e habilitação grátis para todo Brasil", mas cobrou dele uma taxa pelo serviço.
O empresário diz que, quando ligou para contratar o serviço, o atendente "garantiu que a instalação era gratuita".
No dia seguinte, quando o técnico chegou, foi informado de que, para o tipo de casa dele, seria necessário pagar de R$ 80 por um suporte que não estava incluído na instalação.
Nascimento não aceitou pagar pelo suporte e reclamou com a Sky. Recebeu outra visita técnica e o resultado foi o mesmo, embora, dessa vez, o valor cobrado fosse R$ 60.
Ele diz que se sente "vítima de propaganda enganosa" e que está há um semana sem poder assistir TV enquanto aguarda que a instalação seja cancelada.

Resposta: A SKY informa que esclareceu ao cliente que o suporte de antena não faz parte do "kit básico de instalação" e que um estorno de débito referente ao cancelamento do serviço de TV por assinatura já foi enviado à operadora do cartão de crédito.



Leitora: Nardil Nogueira
Empresa: Marabraz
Queixa: Aposentada está insatisfeita com a Marabraz por causa de demora na entrega. Ela diz que, após não cumprir o prazo, a loja prometia uma nova data a cada contato. A leitora quer cancelar sua compra.

Resposta: A Marabraz afirma que está resolvendo o caso com a troca da mercadoria e que a cliente está de acordo com a solução.



Leitora: Eduardo Vera
Empresa: C&A
Queixa: Leitor diz que a C&A cobra por plano odontológico sem ter enviado boletos. Além de ser cobrado pelo call center há três semanas, conta, a empresa ameaçou incluir seu nome na lista de devedores da Serasa.

Resposta: A C&A e o Banco Ibi informam o estorno dos valores cobrados. A loja diz que contatou o cliente e prestou esclarecimentos.



Leitora: Tarek Chehade
Empresa: GE
Queixa: Comerciante relata que a GE não conserta o forno de seu fogão novo. Ele diz ter sido visitado quatro vezes pelo mesmo técnico e que o fabricante, embora não tenha peça, nem cogita trocar o eletrodoméstico.

Resposta: A GE informa que agendou com o cliente uma nova visita técnica e que acompanhará o caso até a finalização do reparo.



Leitora: Otávio Menezes
Empresa: Brastemp
Queixa: Leitor conta que a Brastemp não entrega compra feita em seu site. Segundo ele, a empresa ligou informando um atraso de dez dias. Dias depois, afirma, ouviu do SAC que precisaria aguardar mais.

Resposta: A Brastemp pede desculpas e diz que fez a entrega, além de confirmar com o cliente o recebimento e o funcionamento do produto.


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