UOL


São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Trem com produtos químicos descarrila e pega fogo; derrame tóxico atinge afluente de rio que abastece cidade mineira

Acidente causa corte de água em Uberaba

Jairo Chagas/"Jornal da Manhã"
Incêndio em trem que descarrilou nas proximidades de Uberaba (MG); causa do acidente é ignorada


THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Acidente envolvendo trem da Ferrovia Centro-Atlântica que transportava produtos químicos de Camaçari (BA) a Paulínia (SP) causou, ontem de madrugada, em Uberaba (472 km de Belo Horizonte), incêndio e derramamento de substâncias tóxicas no córrego Congonhas, afluente do único rio que abastece a cidade mineira.
O fornecimento de água foi cortado por tempo indeterminado na cidade, de 260 mil habitantes. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente foi por volta das 3h, a 12 km do centro de Uberaba, quando houve o descarrilamento de 18 vagões, que tombaram sobre ponte que atravessa o córrego.
A composição era composta por três locomotivas e 33 vagões. Dos 18 vagões que tombaram, oito transportavam 381 toneladas de metanol; cinco, 245 toneladas de octanol; dois, 94 toneladas de isobutanol e três, 147 toneladas de cloreto de potássio. Um vagão com metanol explodiu, incendiando 18 vagões, sem vítimas.
Ainda não se sabe o que causou o acidente nem a quantidade de material que escoou para o córrego. Defesa Civil, Polícia Ambiental e técnicos da Petrobras, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e da Feam (agência ambiental mineira) foram deslocados para o local, que fica a 1,2 km do rio Uberaba e a oito km do ponto de captação da rede municipal de abastecimento de água.
A área foi isolada porque, até ontem, ainda havia risco de novas explosões e transbordamento de produtos dos vagões.
Segundo o secretário do Meio Ambiente de Uberaba, Carlos Nogueira, o abastecimento seria restabelecido quando houvesse "150% de segurança" sobre a qualidade da água.
Não é possível prever os efeitos que a mistura dos produtos pode provocar no ambiente e no ser humano. Isolados, de acordo com especialistas, os componentes podem provocar contaminação total da água, incêndios, mortandade de vidas aquáticas e de plantas, intoxicação momentânea e cegueira definitiva no homem.
Os reservatórios -com água suficiente para 15 horas- seriam liberados aos poucos, enquanto durasse a paralisação. Segundo Nogueira, a prefeitura solicitaria o envio de caminhões-pipa de cidades vizinhas. Durante o dia, a prefeitura alertou a população para a necessidade de racionamento.

Providências
A assessoria de imprensa da Ferrovia Centro-Atlântica divulgou em nota que "todas as providências necessárias ao controle da situação foram adotadas".
Aloísio Romar, chefe regional do Ibama, disse que a empresa será embargada e poderá ser multada em até R$ 50 milhões.


Texto Anterior: Saúde: Prefeitura distribui preservativos amanhã
Próximo Texto: Caminhão tomba e derrama carga tóxica em SP
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.