São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cinza se afasta e voos cancelados devem lotar os aeroportos

Nuvem de poeira do vulcão vai para o Atlântico; tráfego aéreo no Sul do país e na Argentina é reaberto

Como voos cancelados foram remarcados, há risco de aeroportos terem mais passageiros que o previsto para hoje


DE SÃO PAULO
DE BUENOS AIRES


Os voos para o Sul do país, Buenos Aires e Montevidéu foram retomados ontem à tarde, após as cinzas do vulcão Puyehue rumarem para o Atlântico. O tráfego aéreo na região deve ser totalmente normalizado até segunda.
Com a volta das operações, o dia de hoje deve ser cheio nos aeroportos. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recomenda que passageiros liguem para as companhias aéreas antes de sair de casa.
Como muitos voos foram remarcados, o risco de haver mais passageiros do que a capacidade dos aviões não é descartado. Empresas aéreas dizem que a reacomodação se dará conforme a disponibilidade de voos.
Nem Infraero (estatal que administra os aeroportos), nem a Anac nem as empresas divulgaram quantos foram os passageiros afetados.
Maior empresa aérea brasileira, a TAM cancelou 150 voos desde o dia 6. A considerar que seus aviões têm 150 lugares em média e a ocupação nacional é de 70%, cerca de 16 mil pessoas deixaram de viajar. Na Webjet foram 24 voos -ou 2.500 pessoas.
Foram 210 voos internacionais cancelados terça-feira, anteontem e ontem no Brasil, segundo a Infraero, que não diz quantos foram em razão das cinzas.
Nos aeroportos do Sul do país, a maioria dos voos foi cancelada de manhã.
Em Porto Alegre, alguns passageiros enfrentaram mais de 1.000 km de estrada para chegar a seus destinos. Empresas de ônibus aumentaram a frota com destino a São Paulo e Rio -o terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo, também ficou cheio.
Para o meteorologista Marcelo Seluchi, do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), "o pior já passou". Uma nova frente fria deve chegar ao Sul do Brasil entre domingo e segunda-feira.


Texto Anterior: Análise: Escolas ainda têm dificuldade para se adaptar à tecnologia
Próximo Texto: Danos à saúde: Médico diz que risco de cinza no ar é baixo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.