São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medicamentos dão perspectiva melhor a doente

DO ENVIADO ESPECIAL

A conferência de Barcelona termina amanhã sem nenhum remédio salvador e com esperança apenas tímida nas vacinas. Mas uma série de novas combinações, o sucesso de uma nova droga que substituirá o AZT e o primeiro inibidor de fusão demonstram que a perspectiva dos pacientes hoje é melhor do que era há dois anos.
Os estudos mostram uma grande eficácia em casos de pacientes que não respondem mais a tratamento. Será aprovado em breve na Europa e nos EUA e está começando a ser empregado em pequenos grupos de pacientes no Brasil.
Uma boa notícia são os resultados animadores da droga tenofovir, já aprovada na Europa e EUA. Os estudos apontam que o remédio mostra-se mais eficaz e seguro que o AZT e sem os efeitos colaterais deste."O tenofovir vem se mostrando capaz de agir contra vírus já resistentes às drogas da família D4T", diz Ricardo Hayden, coordenador do programa municipal de Aids de Santos.
Outra novidade é o emprego do saquinavir associado a uma pequena quantidade do ritonavir, o que aumenta sua ação. (AB)


Texto Anterior: Aids: Pesquisas mostram eficácia do coquetel
Próximo Texto: Debate em São Paulo inspira livro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.