UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Chuvas de anteontem causaram danos em 19 municípios gaúchos; governador do Estado diz que pedirá ajuda ao Planalto

RS tem 4 cidades em estado de emergência

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), prometeu ontem ajudar os municípios que sofreram desde a última terça-feira com as fortes chuvas que atingiram o Estado, inclusive pedindo auxílio ao governo federal. ""Daremos total apoio e já trabalhamos para isso", afirmou.
Rigotto sobrevoou ontem de helicóptero os municípios afetados e visitou desabrigados (cerca de 1.200 pessoas) em São Francisco de Paula, onde 300 casas foram avariadas. As pessoas já receberam roupas, alimentos, cobertores, lonas e telhas para reconstrução das casas.
Os resultados das chuvas no Estado foram trágicos: duas pessoas mortas em consequência direta de temporais e quatro cidades em estado de emergência. Até ontem à tarde, 19 municípios haviam pedido apoio à Defesa Civil. A situação mais grave era a de São Francisco de Paula.
Acompanhado de equipes da Defesa Civil, Rigotto esteve nos locais mais atingidos, percorrendo três quilômetros a pé, além do sobrevôo.
O nível de rios como o Caí, na altura de São Sebastião do Caí, baixaram já na madrugada de ontem, mas pelo menos cem famílias estavam desabrigadas.
Passada a chuva, ontem o problema foi o frio. A manhã foi a mais fria do ano no Estado. As temperaturas atingiram os 3,9C negativos em Cambará do Sul. Outras seis cidades atingiram temperaturas negativas. Houve geada em 18 municípios. O frio foi intenso também no Paraná e em Santa Catarina.
A previsão é que o frio aumente hoje. Santa Catarina poderá registrar 5C negativos.


Texto Anterior: Ambiente: Salto também sofre com espuma poluída
Próximo Texto: Panorâmica - Violência: Garota de programa é arrastada por carro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.