São Paulo, Quarta-feira, 11 de Agosto de 1999
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ENERGIA
CPFL e Elektro foram as melhores entre as 20 maiores do setor em 98
Melhores companhias de luz são de SP, diz Aneel

da Sucursal de Brasília

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e a Elektro foram as distribuidoras com melhor desempenho no fornecimento de energia elétrica em 1998, conforme classificação feita pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) com as 20 maiores empresas do setor.
As duas fornecedoras de energia, que atuam no Estado de São Paulo, tiveram o menor tempo de interrupção do serviço, um dos critérios de classificação usados pela Aneel.
No caso da CPFL, foram 8,54 horas. A Elektro somou 11,01 horas. As outras duas grandes fornecedoras de energia paulistas, a EBE (Empresa Bandeirante de Energia) e a Eletropaulo, também privadas, ficaram em sétimo e em décimo lugares, respectivamente.
Em 98, a EBE paralisou seus serviços durante 16,29 horas; a Eletropaulo, por 19,13 horas.
A CPFL também aparece em primeiro lugar em outra classificação da Aneel, que considera a frequência de paralisações no fornecimento de energia. Foram 7,15 vezes no ano passado, nesse caso.
Por esse critério, a Elektro cai para o terceiro lugar, com 8,94 paradas. No segundo posto aparece a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), que parou os serviços 7,88 vezes.
A mesma empresa, que teve cerca de um terço de seu capital privatizado, estava no terceiro lugar no critério de tempo de paralisação, com 11,58 horas em 1998.
Os piores desempenhos, em ambos os critérios, ficaram para a Cepisa (Companhia Energética do Piauí) -que interrompeu o fornecimento 50,24 vezes e ao longo de 67,05 horas- e para a Saelpa (S/A de Eletrificação da Paraíba) -com distribuição suspensa 59,23 vezes e por 94,70 horas.
Os dados da Aneel mostram que, na média, houve 19,85 interrupções no fornecimento de energia no país, em um total de 24,04 horas no ano passado. Esses resultados apontam melhoria em relação aos de 1997, quando ocorreram 27,39 paralisações em um total de 21,82 horas.
No primeiro semestre de 1999, a Aneel contabilizou 4,9 milhões de reclamações de consumidores contra os serviços das 74 distribuidoras de energia.
Até dezembro, a Aneel deverá instalar mil unidades de um aparelho que informará imediatamente a agência sobre a interrupção no fornecimento de energia em residências e empresas.
Esse programa experimental tem o objetivo de garantir à Aneel uma amostragem mais confiável sobre os serviços prestados pelas distribuidoras de energia.


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