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ENERGIA
CPFL e Elektro foram as melhores entre as 20 maiores do setor em 98
Melhores companhias de luz são de SP, diz Aneel
da Sucursal de Brasília
A CPFL (Companhia Paulista
de Força e Luz) e a Elektro foram
as distribuidoras com melhor desempenho no fornecimento de
energia elétrica em 1998, conforme classificação feita pela Aneel
(Agência Nacional de Energia Elétrica) com as 20 maiores empresas do setor.
As duas fornecedoras de energia, que atuam no Estado de São
Paulo, tiveram o menor tempo de
interrupção do serviço, um dos
critérios de classificação usados
pela Aneel.
No caso da CPFL, foram 8,54
horas. A Elektro somou 11,01 horas. As outras duas grandes fornecedoras de energia paulistas, a
EBE (Empresa Bandeirante de
Energia) e a Eletropaulo, também
privadas, ficaram em sétimo e em
décimo lugares, respectivamente.
Em 98, a EBE paralisou seus serviços durante 16,29 horas; a Eletropaulo, por 19,13 horas.
A CPFL também aparece em
primeiro lugar em outra classificação da Aneel, que considera a
frequência de paralisações no fornecimento de energia. Foram 7,15
vezes no ano passado, nesse caso.
Por esse critério, a Elektro cai
para o terceiro lugar, com 8,94 paradas. No segundo posto aparece
a Cemig (Companhia Energética
de Minas Gerais), que parou os
serviços 7,88 vezes.
A mesma empresa, que teve cerca de um terço de seu capital privatizado, estava no terceiro lugar
no critério de tempo de paralisação, com 11,58 horas em 1998.
Os piores desempenhos, em
ambos os critérios, ficaram para a
Cepisa (Companhia Energética
do Piauí) -que interrompeu o
fornecimento 50,24 vezes e ao
longo de 67,05 horas- e para a
Saelpa (S/A de Eletrificação da Paraíba) -com distribuição suspensa 59,23 vezes e por 94,70 horas.
Os dados da Aneel mostram
que, na média, houve 19,85 interrupções no fornecimento de energia no país, em um total de 24,04
horas no ano passado. Esses resultados apontam melhoria em
relação aos de 1997, quando ocorreram 27,39 paralisações em um
total de 21,82 horas.
No primeiro semestre de 1999, a
Aneel contabilizou 4,9 milhões de
reclamações de consumidores
contra os serviços das 74 distribuidoras de energia.
Até dezembro, a Aneel deverá
instalar mil unidades de um aparelho que informará imediatamente a agência sobre a interrupção no fornecimento de energia
em residências e empresas.
Esse programa experimental
tem o objetivo de garantir à Aneel
uma amostragem mais confiável
sobre os serviços prestados pelas
distribuidoras de energia.
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