São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 2006

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Prefeitura vai mudar trânsito no centro

Primeira fase da licitação para instalar semáforos inteligentes, câmeras e fazer minianéis viários teve início

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo abriu a licitação para a primeira fase de um pacote que vai criar dois minianéis viários no entorno da região central e instalar um sistema de semáforos inteligentes e câmeras nas principais ruas e avenidas.
O mesmo pacote também prevê instalar nos principais eixos viários painéis eletrônicos de orientação sobre as condições do trânsito, como os que estão em testes na cidade.
Segundo o secretário dos Transportes, Frederico Bussinger, todo o programa estará concluído no segundo semestre de 2007. Nas vias incluídas no pacote, a previsão é que a velocidade média dos veículos suba entre 20% e 30%.
O minianel do chamado arco norte, primeira fase do programa, terá trajetos complementares -em um deles, o tráfego fluirá no sentido horário e, no segundo, no contrário.
O pacote vai utilizar verbas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de US$ 100 milhões, além de uma contrapartida de US$ 67 milhões da prefeitura. Ao todo, são cerca de R$ 260 milhões.
A primeira fase, que deve começar em janeiro ao custo de R$ 16,57 milhões, contempla uma reforma em 7 km do trecho do anel da rua Amaral Gurgel, passando pela av. Duque de Caxias, as ruas Mauá, João Teodoro e Cantareira até a av. do Estado. Deve começar em janeiro e acabar em oito meses.
Na maior parte do anel, as obras se resumem pequenas intervenções -com minicorredores exclusivos para ônibus e pontos de ônibus ao lado do canteiro central. Já a av. Duque de Caixas, por exemplo, passará a ter duas mãos entre a rua Mauá e a av. São João.
O projeto para a primeira fase ainda prevê a instalação de 12 paradas de ônibus dotadas de sistemas que vão controlar o horário de partida e chegada dos coletivos, com informações em um painel eletrônico.
Os sistemas informatizados de semáforos e informações de trânsito serão mais caros, chegando a cerca de R$ 40 milhões.
Os semáforos inteligentes, que usam sensores, vão regular o tempo do sinal de acordo com o tráfego no horário.


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