São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desde 2003, serviço Disque 100 já recebeu 78 mil denúncias

DA REPORTAGEM LOCAL

O serviço brasileiro de denúncias de exploração de crianças e adolescentes recebe hoje oito vezes mais telefonemas por dia do que cinco anos atrás.
Neste ano, até o mês passado, o Disque 100 recebeu, em média, 94 denúncias diárias. Em 2003, eram 12.
A ligação é gratuita, e as denúncias podem ser feitas de maneira anônima. Desde 2003, o Disque 100 recebeu perto de 78 mil denúncias de todo o país, principalmente das regiões Nordeste e Sudeste.
As denúncias recebidas são enquadradas nas categorias negligência (35% dos casos nesses cinco anos), violência física e psicológica (34%) e violência sexual (31%).
O Disque 100 foi criado em 1997 pela Abrapia (Associação Brasileira Multidisciplinar de Proteção à Criança e ao Adolescente), uma entidade não-governamental. O governo federal decidiu tomar para si esse serviço em 2003. Atualmente, a central telefônica está a cargo da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, que é ligada à Presidência da República.
O serviço funciona diariamente, das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e nos feriados.

Trotes
As denúncias recebidas são encaminhadas às autoridades competentes, como conselhos tutelares e delegacias de polícia. Quando se trata de tráfico de crianças e adolescentes, o caso é imediatamente repassado à Divisão de Direitos Humanos da Polícia Federal.
Um dos problemas do Disque 100 é o excesso de trotes. Das chamadas feitas neste ano, 35% foram trotes feitos por crianças; e 2%, por adultos. (RW)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Evento vai discutir combate à exploração sexual na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.