São Paulo, domingo, 11 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Círio espera 1,5 milhão de pessoas hoje no PA

LUÍS INDRIUNAS
da Agência Folha, em Belém

A procissão do Círio de Nazaré de hoje deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas em Belém. Maior manifestação católica do país, o Círio registra sua 206ª versão.
Este ano, pela primeira vez, a Rede Vida (rede de TV ligada à Igreja Católica) vai transmitir a procissão para todas as suas emissoras. Segundo o coordenador da festa, Ubirajara Salgado, o Círio de Nazaré conta com cerca de 30 dias de festividade.
Nos 15 dias que antecedem a procissão, cerca de 200 imagens de Nossa Senhora de Nazaré percorrem as casas dos fiéis. Nos 15 dias seguintes, acontecem shows e uma feira com produtos de mais de 20 cidades paraenses.
O ponto alto, no entanto, é a procissão de hoje que começa às 7h, saindo da Igreja da Sé, na cidade velha, e seguindo até a Basílica de Nazaré.
O Círio originou-se de uma lenda que remonta ao século 18. Um caboclo, chamado Plácido, teria encontrado uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas matas ao redor da cidade de Belém e decidiu levá-la para casa. A estátua, de cerca de 30 centímetros, teria retornado ao local onde fora encontrada várias vezes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.