São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Bando rouba armas, drogas e explode delegacia sem vigia

Criminosos invadiram DP em Botucatu, que fecha aos finais de semana; prédio será demolido

Pelo menos 100 kg de maconha e 5 kg de cocaína foram levados; impacto da explosão danificou 2 carros da polícia e uma casa vizinha

Robson Ventura/Folha Imagem
No interior da casa, marcas da detonação e do fogo usado pelo grupo para queimar os inquéritos

JOSÉ EDUARDO RONDON
GUSTAVO HENNEMANN

DA AGÊNCIA FOLHA

Sem nenhuma vigilância, uma delegacia que guardava drogas e armas foi roubada na madrugada de ontem em Botucatu (238 km de SP). Os criminosos invadiram o local, arrombaram um cofre, levaram outro e queimaram inquéritos, computadores e boletins de ocorrência. Na saída, explodiram o local. A delegacia, que corre o risco de desabar, deve ser demolida em breve.
Uma estimativa feita pelo delegado seccional de Botucatu, Tadeu Castro, aponta que cerca de cem quilos de maconha, cinco quilos de cocaína e 15 quilos de pasta base de cocaína estavam guardados no local.
Castro disse que o prédio não tinha um sistema de vigilância, apenas um alarme. "Freqüentemente os policiais trabalham lá na madrugada." O impacto da explosão foi tão grande que dois carros que estavam no estacionamento da delegacia e uma casa ao lado foram danificados pelos escombros.
O delegado da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecente) Paulo Buchignani, que atua na unidade, classificou o ataque à unidade policial de "um atentado ao Estado".

Marreta
A invasão aconteceu por volta das 5h. Para entrar no prédio, que fica numa área residencial, os bandidos desativaram o alarme, quebraram o cadeado do portão e arrombaram a porta com uma marreta. Foram então ao banheiro dos fundos. Lá, retiraram do cofre cerca de 50 armas apreendidas de bandidos e as drogas.
Outro cofre mais leve (com dez armas da delegacia, como metralhadora, espingarda e pistola, e 30 granadas de uso moral) foi levado inteiro.
Relatos de testemunhas à polícia apontam que ao menos oito homens chegaram em uma camionete S-10, preta, durante a madrugada, e estacionaram nos fundos da delegacia.
Não havia vigias no local na madrugada. "Não tinha ninguém na delegacia porque aqui em Botucatu, diferentemente de São Paulo, as delegacias fecham à noite e as ocorrências são registradas em um plantão", disse Buchignani.
Os criminosos espalharam artefatos explosivos pelo imóvel. Moradores do entorno da delegacia dizem ter ouvido ao menos duas explosões.
A polícia não havia divulgado um levantamento total do que havia sido levado até a conclusão desta edição. "Não temos condições [de totalizar o que foi levado] pelo próprio estado em que se encontra a delegacia. Está totalmente destruída", disse o delegado Buchignani.
Segundo ele, trabalham na Dise oito investigadores, dois escrivães e dois delegados. O delegado Tadeu Castro classificou o ataque de "fato isolado" e disse não descartar que possa ter sido realizado por uma organização criminosa.

Vizinhança
Na vizinhança da delegacia, o barulho assustou moradores. A cozinheira Neide Albertino, 38, que teve a casa danificada pelos escombros da delegacia, disse que teve medo de que o fogo atingisse seu imóvel.
"Não vi ninguém. Só ouvi a explosão, o barulho das coisas desabando e de carro acelerando. Fiquei com medo que fossem tiros e só saí [de casa] quando vi que não tinha mais perigo", disse a cozinheira.
Os bombeiros foram acionados por volta das 5h e só deixaram o local depois das 6h40.
"Acordei e não sabia de onde vinha o barulho, corri para o quarto da minha filha e, quando olhei pela janela, vi chamas na delegacia e senti um cheiro muito forte", disse Albertino.
Outro vizinho, que não quis se identificar, disse que estava acordado e viu a camionete usada pelo bando sair da garagem do DP em alta velocidade.
Ainda segundo esse vizinho, não foi possível ver quantos homens participaram da ação. Segundo ele, ninguém estranhou o movimento na delegacia, já que há trânsito de policiais durante algumas madrugadas.


Colaborou o "Agora"


Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.