São Paulo, quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes de escolas técnicas de SP serão avaliados

Alunos de unidades estaduais vão ter de fazer prova

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez desde sua criação, em 1996, o Saresp (exame da rede estadual de ensino) avaliará neste ano também alunos das escolas técnicas mantidas pelo governo de SP -colégios considerados "top" no sistema e que têm notas semelhantes às das particulares.
Até então, a avaliação focava alunos da rede estadual "convencional", sem vestibulinho para entrada como nas técnicas. Privadas e municipais são só convidadas.
Parte dos alunos das Etecs (escolas técnicas) critica a decisão. "É uma forma de melhorar a média sem melhorar a rede pública", diz membro do grêmio estudantil da Etec Albert Einstein. Alunos de cinco Etecs da capital articulam boicote.
A Secretaria da Educação afirmou que tomou a decisão para que a avaliação ficasse mais ampla, analisando também a situação das Etecs.
Os dados do Saresp deste ano -na próxima semana- deverão ser apresentados no primeiro semestre de 2010, ano eleitoral.
A qualidade de ensino é um dos principais problemas do atual governo, que vem adotando medidas para melhorar a área, como avaliação de professores e pagamento de bônus às escolas que mais melhorarem.
No último Enem, as escolas técnicas tiveram um desempenho 20% superior à rede convencional (59,2 pontos contra 47,3, numa escala até cem).
Apesar do bom desempenho em outras avaliações, ainda é incerto o impacto que as Etecs terão na média geral do Estado no Saresp, pois estudantes dessa rede representarão 2% dos participantes do ensino médio. (FÁBIO TAKAHASHI)


Texto Anterior: SUS muda regra para tratar doenças graves
Próximo Texto: Senado: Comissão aprova 14º salário para professores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.