São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROSALINO MANSUETTO SALVADORI (1925-2008)

O 7 de dezembro de um empreendedor

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Rosalino nasceu em 7 de dezembro. Em 7 de dezembro, Rosalino morreu.
Entre o nascimento e a morte, no domingo, contam-se exatos 83 anos vividos pelo empreendedor Rosalino Salvadori, que chegou a ser, sem muito desejar, prefeito de Campo Mourão (PR).
Há um mês, mais ou menos, havia sofrido um derrame. No sábado, devido a complicações de saúde, foi internado, mas conseguiu realizar o último desejo.
Voltou para casa para comemorar o aniversário, no domingo. Almoçou em família, comeu cabrito, como queria, bebeu vinho e foi descansar. À tarde, não resistiu ao infarto que sofreu.
Natural de Cruz Alta, no RS, chegou a Campo Mourão com o pai. Olharam terras e, um ano depois, abriram uma serralheria.
Nas fazendas que teve, plantou soja e criou gado. A empresa, que já não tinha o mesmo nome da montada com o pai, existe até hoje.
Nos anos 60, elegeu-se vereador. "Ele gostava dos bastidores da política, mas nunca planejou ser prefeito", lembra a filha. Eleito vice, assumiu quando o prefeito renunciou. Mas ele mesmo não ficou até o final. Renunciou por problemas de saúde.
Com tino para os negócios, chegou a presidir a associação comercial e industrial da cidade. Quando o filho acordava tarde, brincava: "Para ganhar dinheiro tem que acordar cedo". Deixa dois filhos, seis netos e um bisneto.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Nota de corte na Fuvest aumenta em 53 carreiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.