São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

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Foco

Aluguel de bicicleta começa hoje no Rio

Valor será mais caro que em Paris; plano de uso por um ano sairá R$ 350 enquanto na França custa R$ 93,67

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

O valor do aluguel de bicicletas nas estações a serem instaladas hoje no Rio será até 3,5 vezes o cobrado em Paris, cidade que inspirou o sistema integrado carioca. O plano de uso por um ano sairá R$ 350, enquanto na capital da França o valor equivale a R$ 93,67 (29 euros). A empresa responsável pelo sistema diz que o preço pode cair ao longo do tempo.
Os ciclistas poderão retirar a bicicleta de uma estação e entregá-la em qualquer outra da cidade. O sistema, desenvolvido pela empresa pernambucana Serttel, não conta com funcionários nos locais de retirada. Todo o processo será feito por telefone ou por uma plataforma WAP (rede sem fio) instalada em cada estação.
Os usuários comprarão um passe (diário, semanal ou anual) que dará direito a um número ilimitado de trajetos. Os planos, no entanto, só permitem que o ciclista fique com a bicicleta por, no máximo, 30 minutos -será cobrada uma taxa adicional caso ultrapasse o tempo permitido (veja os preços no quadro ao lado).
"O objetivo é aumentar a rotatividade do uso. Não queremos que ninguém fique com a bicicleta em casa, por exemplo", diz o presidente da Serttel, Ângelo Leite.
Haverá ainda um bloqueio-caução de R$ 350 no cartão de crédito ou depósito bancário identificado, que será devolvido após o fim do plano -com desconto do valor do tempo extra, se houver, ou de qualquer dano à bicicleta.
Para Leite, o fato de o sistema -denominado Samba (Solução Alternativa para Mobilidade por Bicicleta de Aluguel)- ser o primeiro no Brasil provoca um período de adaptação, o que justificaria o preço. Ele diz que o preço pode cair, dependendo da demanda e da publicidade veiculada nas estações e nas bicicletas. A prefeitura ficará com 10,5% do faturamento.
As primeiras oito estações serão instaladas em Copacabana -cinco na orla. Já estão previstas outras 42, próximas a estações de metrô e espalhadas nos bairros de Ipanema, Leblon, Lagoa, Botafogo, Flamengo, Centro e Tijuca.
Em Paris, o sistema começou com 750 estações, com o objetivo de ser alternativa ao transporte público e diminuir a poluição e a lotação. O preço do plano diário (1 euro ou R$ 3,23) é mais barato do que o de metrô ou ônibus, que custam 1,50 euro (R$ 4,84). Embora tenha as mesmas pretensões, o plano carioca tem preços superiores aos do ônibus (R$ 2,20) e do metrô (R$ 2,60). O Rio tem 140 km de ciclovias.


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