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Foco
Aluguel de bicicleta começa hoje no Rio
Valor será mais caro que em Paris; plano de uso por um ano sairá R$ 350 enquanto na França custa R$ 93,67
ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO
O valor do aluguel de bicicletas nas estações a serem instaladas hoje no Rio será até 3,5
vezes o cobrado em Paris, cidade que inspirou o sistema integrado carioca. O plano de uso
por um ano sairá R$ 350, enquanto na capital da França o
valor equivale a R$ 93,67 (29
euros). A empresa responsável
pelo sistema diz que o preço pode cair ao longo do tempo.
Os ciclistas poderão retirar a
bicicleta de uma estação e entregá-la em qualquer outra da
cidade. O sistema, desenvolvido pela empresa pernambucana Serttel, não conta com funcionários nos locais de retirada.
Todo o processo será feito por
telefone ou por uma plataforma WAP (rede sem fio) instalada em cada estação.
Os usuários comprarão um
passe (diário, semanal ou
anual) que dará direito a um
número ilimitado de trajetos.
Os planos, no entanto, só permitem que o ciclista fique com
a bicicleta por, no máximo, 30
minutos -será cobrada uma
taxa adicional caso ultrapasse o
tempo permitido (veja os preços no quadro ao lado).
"O objetivo é aumentar a rotatividade do uso. Não queremos que ninguém fique com a
bicicleta em casa, por exemplo", diz o presidente da Serttel,
Ângelo Leite.
Haverá ainda um bloqueio-caução de R$ 350 no cartão de
crédito ou depósito bancário
identificado, que será devolvido após o fim do plano -com
desconto do valor do tempo extra, se houver, ou de qualquer
dano à bicicleta.
Para Leite, o fato de o sistema
-denominado Samba (Solução
Alternativa para Mobilidade
por Bicicleta de Aluguel)- ser o
primeiro no Brasil provoca um
período de adaptação, o que
justificaria o preço. Ele diz que
o preço pode cair, dependendo
da demanda e da publicidade
veiculada nas estações e nas bicicletas. A prefeitura ficará com
10,5% do faturamento.
As primeiras oito estações
serão instaladas em Copacabana -cinco na orla. Já estão previstas outras 42, próximas a estações de metrô e espalhadas
nos bairros de Ipanema, Leblon, Lagoa, Botafogo, Flamengo, Centro e Tijuca.
Em Paris, o sistema começou
com 750 estações, com o objetivo de ser alternativa ao transporte público e diminuir a poluição e a lotação. O preço do
plano diário (1 euro ou R$ 3,23)
é mais barato do que o de metrô
ou ônibus, que custam 1,50 euro (R$ 4,84). Embora tenha as
mesmas pretensões, o plano carioca tem preços superiores aos
do ônibus (R$ 2,20) e do metrô
(R$ 2,60). O Rio tem 140 km de
ciclovias.
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