São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BAIXADA

Passeios misturam história e natureza

Parque cultural de São Vicente recria a primeira vila do país

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Para quem busca diversão além das praias nos dias de sol, Santos oferece a maior variedade de atividades de lazer da região.
O turista que não conhece a cidade pode começar com uma visita panorâmica de duas horas pegando o ônibus da linha turística Conheça Santos, que percorre (sem paradas) 19 pontos turísticos, dentre os quais o Orquidário, a Vila Belmiro (estádio do Santos Futebol Clube), o Museu de Pesca e a Bolsa do Café. A partir desse primeiro contato, terá as informações necessárias para escolher roteiros específicos.
Os que gostam de fotografar e têm interesse em turismo histórico devem se deslocar para o Centro, onde é possível capturar belas imagens das mais de 20 atrações.
Na praça Mauá, a principal do bairro, a primeira providência é embarcar no bonde turístico, que, no trajeto de dois quilômetros, passa por algumas dessas atrações. O bonde é um dos dois únicos em funcionamento no país (o outro é o de Santa Tereza, no Rio de Janeiro).
Outro ponto turístico é o monte Serrat, que mesmo para quem conhece, segue sendo um boa opção de lazer.
Pouco divulgadas até mesmo entre os próprios santistas, as trilhas na área continental -o núcleo urbano de Santos está numa ilha- são excelentes para quem procura ecoturismo e contato com a natureza. Em geral, os roteiros, com guia, são organizados por agências especializadas.
No Guarujá, o destaque fica para os passeios de escuna -também encontrados em Santos. Em São Vicente, é interessante reservar uma tarde para visitar o parque cultural Vila de São Vicente, primeira vila do Brasil.
O parque é uma reprodução do que teria sido o primeiro núcleo urbano do país, com os funcionários fazendo as vezes dos "moradores" da vila, vestidos em trajes de época. Entre eles, estão atores que, em qualquer momento, encenam pequenas passagens do cotidiano da vila colonial. No local, também há lojas, teatro de bonecos, restaurante e doceria.


Texto Anterior: Região oferece trilhas, piscinas naturais e passeios de barco
Próximo Texto: Falamansa e KLB fazem show hoje na praia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.