São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO CHUVOSO

Córrego Aricanduva transbordou e provocou alagamentos na avenida de mesmo nome; trânsito foi afetado

Em SP, zona leste é a mais afetada pela chuva

DO "AGORA"

As chuvas de ontem levaram todas as regiões de São Paulo a entrarem em estado de alerta. A zona leste foi uma das regiões mais prejudicadas.
Assim como o córrego Pirajussara (zona oeste), o Aricanduva transbordou e, às 13h30, provocou pelo menos seis pontos de alagamento na avenida de mesmo nome -quatro deles intransitáveis, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Os pedestres que insistiram em atravessar as ruas transversais tiveram de andar com água acima do joelho. "Sempre fica cheio de água aqui", contou Francisca da Silva, 48, que tentava atravessar a rua Ganges.
Algumas avenidas, como Aricanduva, Radial Leste e Francisco Morato, ficaram intransitáveis.
Por medida de prevenção, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou mais uma vez a passagem subterrânea da avenida Rebouças, na zona oeste.
Essa foi a quarta vez que isso ocorreu desde a inauguração do túnel, em setembro.
A passagem ficou fechada nos dois sentidos das 16h32 às 18h35. O túnel do Anhangabaú também foi fechado no sentido aeroporto.
Às 19h, o CGE registrava 57 pontos de alagamento. Às 10h15, o site da CGE computava 62 pontos de alagamentos na cidade de São Paulo ao longo do dia.
Também às 19h, a CET registrava o maior congestionamento do ano para o horário: 111 km. A média para o horário no ano passado foi 89 km de congestionamento.
Segundo Neide Oliveira, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas na cidade de São Paulo têm estado acima da média histórica, calculada a partir de 1943.
A média para o mês de janeiro, 253 mm de chuva acumulada, foi superada em 2002 (284 mm), 2003 (317 mm) e 2004 (284 mm). Neste ano, até ontem pela manhã, foram registrados 95,4 mm.
Os níveis dos reservatórios localizados na Grande São Paulo subiram até 38,6 pontos percentuais na comparação dos índices registrados nesta terça-feira e em 12 de janeiro do ano passado.


Colaboraram a Folha Online e a Reportagem Local

Texto Anterior: Chuva alaga 4 cidades e fecha via Anchieta
Próximo Texto: Cheia, represa de Furnas abre as comportas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.