UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Crianças vítimas de exploração podem ser incluídas no programa Bolsa-Escola

Ação social combaterá prostituição

IURI DANTAS
LUCIANA CONSTANTINO

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal estipulou ontem duas frentes para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval: repressão policial e um "colchão social" de proteção a vítimas.
A ação no Carnaval servirá como laboratório do "Prostituição Infantil Zero". A criação de um "colchão social" para as crianças que forem encontradas em situação de exploração sexual segue a mesma linha adotada na gestão de Fernando Henrique Cardoso com o programa Sentinela -que funciona de forma pulverizada no Nordeste e no Sudeste.
As vítimas poderão ser incluídas no programa Bolsa-Escola e terão vagas garantidas no ensino fundamental em instituições da rede pública. A ministra da Assistência Social, Benedita da Silva, quer aliar o combate à prostituição infantil à reestruturação dos programas sociais.
Núcleos de Assistência às Famílias vão cadastrar e mapear quais programas sociais podem ser repassados a famílias carentes e expostas ao risco de exploração sexual das menores.
Ontem, na primeira reunião do grupo de trabalho, 13 ministérios e entidades internacionais, como Unesco e OIT (Organização Internacional do Trabalho), discutiram o assunto e decidiram criar uma campanha publicitária específica sobre o Carnaval.
O tenista Gustavo Kuerten, o Guga, e o jogador Ronaldinho Gaúcho serão convidados para estrelar a propaganda na TV.
Após o Carnaval, o governo volta a analisar o tema, centrando esforços na classificação indicativa de filmes e programas de TV, que seriam responsáveis por "erotizar" a cultura da sociedade.
A área da segurança ficará com a Polícia Federal. O governo quer reforçar a fiscalização na origem dos turistas sexuais, cercando o suspeito em seu país-natal, via Interpol, antes do embarque.


Texto Anterior: Polícia investiga envolvimento em 2 outros crimes
Próximo Texto: Panorâmica - Rio: Em 8 dias, balas perdidas atingem 5 crianças
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.