São Paulo, Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia tem metade da chuva de 1 mês

da Reportagem Local

A cidade de Guarulhos recebeu em 24 horas metade do volume de chuvas que costuma receber durante um mês inteiro de fevereiro.
Das 9h de anteontem até as 9h de ontem, o volume de chuvas chegou a 121 milímetros.
Isso equivaleria a 121 litros de água para cada metro quadrado da cidade. A média dos meses de fevereiro é de 241 milímetros.
Em São Paulo, o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) registrou também 120 milímetros de água no Jardim Tremembé (zona norte) -metade do volume normal para o mês inteiro.
Já no mirante de Santana (zona norte), onde está a medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o volume de chuvas foi menor: 58 milímetros.
De acordo com o meteorologista Gilvan Sampaio, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as chuvas fortes ocorreram principalmente na região norte da cidade e em Guarulhos por conta da entrada de ventos úmidos nessa região.
Os ventos foram provocados por uma frente fria que está parada sobre o litoral norte do Estado e sobre o sul do Rio de Janeiro.
Como os ventos passaram primeiro pela zona norte, deixaram grande quantidade de umidade por lá. A umidade, em contato com as altas temperaturas, causou a formação de nuvens muito carregadas e, consequentemente, chuvas fortes.
De acordo com Sampaio, o fato de as chuvas das últimas semanas estarem concentradas principalmente em Guarulhos e na zona norte da capital é uma grande coincidência.
"Não há uma explicação", diz.
A causa das chuvas da madrugada de ontem nessa região não foi a mesma das outras tempestades ocorridas nos últimos 15 dias.
Os outros temporais foram causados por uma situação chamada "zona de convergência do Atlântico sul", quando as frentes frias do Sul se deslocam para uma determinada região, causando chuvas nesses locais.
"A instabilidade está ocorrendo em todo o Estado", diz Neide Oliveira, meteorologista do Inmet. Segundo ela, esse tipo de fenômeno é normal nos meses de janeiro e fevereiro.
"É certo que este mês está um pouco mais chuvoso, mas as chuvas intensas ocorrem com frequência nesse período", afirma.


Texto Anterior: Guarulhos tem 8 suspeitas de leptospirose
Próximo Texto: Chuva: Clima pode atrapalhar saída para o Carnaval
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.