São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2004

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TELEFONIA

Rompimento de fiação deixa moradores sem poder usar DDD, DDI e internet; Telefônica suspeita de vandalismo

Fio é cortado e Ribeirão fica sem interurbano

Joel Silva/Folha Imagem
Técnico da Telefônica mostra um dos cabos de fibra ótica cortados


KATIUCIA MAGALHÃES
MAURÍCIO BARBOSA
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O corte de dois cabos de fibra óptica em dois pontos distintos de Ribeirão Preto (na zona oeste e na zona sul) provocou uma pane na rede da Telefônica, deixando a cidade (a 314 km de SP) isolada durante sete horas sem poder fazer ou receber ligações interurbanas.
As chamadas locais puderam ser feitas normalmente.
Segundo a companhia, o problema começou às 4h30 e só foi solucionado às 11h50. A empresa suspeita de que a ação seja um ato de vandalismo ou sabotagem.
De acordo com o superintendente regional da Telefônica, Milton Scavazini, todos os serviços de DDD (Discagem Direta a Distância) e DDI (Discagem Direta Internacional) foram interrompidos devido aos danos causados.
Além disso, os serviços de transmissão de dados e voz foram suspensos, o que deixou todo os usuários sem internet e e-mail.
Técnicos da empresa disseram à Folha que uma pessoa entrou nas caixas subterrâneas, cortou os cabos e os deixou no mesmo local. Para detectar o problema, foi usado um aparelho que monitora toda a rede óptica da cidade.
Segundo técnicos ouvidos pela reportagem, a suspeita de sabotagem é a mais forte porque os fios foram cortados em locais estratégicos, bloqueando todas as saídas e entradas de chamadas.
Para reparar os danos, os funcionários da empresa tiveram de emendar os cabos.
De acordo com a assessoria da Telefônica, a empresa irá registrar um boletim de ocorrência para que a polícia investigue o caso.
A Telefônica tem 250 mil assinantes de telefonia fixa na cidade. Como os usuários só podiam fazer ligações interurbanas por meio de celulares, o sistema de telefonia móvel ficou congestionado pela manhã.
A assessoria de imprensa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que a Telefônica deve encaminhar um relatório com detalhes do que ocorreu ontem em Ribeirão para que a agência tome providências.
A agência fará uma análise e decidirá se cabe punição à operadora. As punições podem ser advertência ou multa.

Prejuízos
Os transtornos e prejuízos financeiros atingiram várias empresas, sobretudo bancos, empresas de telemarketing e indústrias.
O consumidor domiciliar terá dificuldades para conseguir a reparação de eventuais prejuízos causados pela pane, já que é pequena a possibilidade de ele provar o dano, de acordo com o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
Segundo o coordenador do órgão em Ribeirão, Sidnei Ulisses de Melo, não cabe representação no Procon para pedir ressarcimento de danos à Telefônica. "Nós não lidamos com prejuízos subjetivos", afirmou Melo.
Já as empresas, de acordo com ele, têm direito à reparação dos danos, independentemente de culpa. Elas devem consultar um advogado para saber a viabilidade de cobrar na Justiça o lucro cessante -prejuízo causado pela interrupção da atividade.
A Marvitubos, que fornece tubos e barras de aço para todo o Brasil, informou que vai acionar a Telefônica na Justiça. A empresa afirmou ter tido um prejuízo de R$ 25 mil ontem de manhã. Por dia, a empresa fatura R$ 40 mil.
No Poupatempo, os serviços que dependiam da internet, como a emissão de carteira de identidade e de habilitação, além de consultas a antecedentes criminais, não funcionaram.


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