São Paulo, domingo, 12 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUPERPOPULAÇÃO

Média de escolas de ponta é afetada por desempenho do resto da rede

Número de alunos dilui nota de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Os contrastes da cidade de São Paulo estão nos resultados do Enem. Enquanto a capital tem 14 escolas de ponta, com médias acima de 70 (de boa a excelente), sua posição no ranking geral é um apagado 37º lugar. Se considerarmos só colégios particulares, ganha um posto (36º), mas, entre a rede pública, cai para 68º.
A situação, para especialistas, deve-se à grande quantidade de alunos das redes, o que pulveriza as notas dos colégios de ponta, e à existência de várias escolas privadas sem qualidade, além de uma rede pública que apresenta uma série de problemas.
Professora da Faculdade de Educação da USP, Lisandre Maria Castello Branco acredita que a colocação de São Paulo só melhorará quando o processo de educação for contínuo, desde a creche. "A escolarização precisa ocorrer em tempo integral, com horários para atividades curriculares e esportivas, de artes e de lazer, respeitando, inclusive, o direito de não se fazer nada", afirma. "E isso tudo precisa ter como garantia um professor identificado com seu compromisso e devidamente formado."
Apesar da colocação ruim, São Paulo tem escolas de ponta. A Folha traçou o perfil das 15 primeiras. Com propostas e mensalidades bem diferentes, há dois pontos em comum: muita lição de casa e preferência quase absoluta pelo livro didático à apostila.
Das 15 escolas, duas são públicas (uma técnica federal e outra técnica estadual) e todas têm lição de casa diária. O tempo médio para o aluno a resolver é de duas horas e meia a três horas.
No 2º ano do ensino médio do colégio Bandeirantes, segundo no ranking, Marina Ballini Luiz, 15, estuda de manhã e, quatro vezes por semana, fica na escola para atividades à tarde. A lição de casa é feita à noite. "Levo uma hora e meia. Se for de física, gasto mais tempo. Não precisava de tanta lição." (DANIELA TÓFOLI)


Texto Anterior: Campeã da lista e 119ª têm quase a mesma renda
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.