São Paulo, sábado, 12 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Vizinhos protestam contra expansão de museu no Rio

FELIPE CARUSO
DO RIO

A Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa, no centro do Rio, entrou com uma representação no Ministério Público Federal contra o projeto de expansão do Museu da Chácara do Céu.
O orçamento -R$ 6,2 milhões do BNDES e R$ 4,8 milhões do Ministério da Cultura- prevê um anexo e de um plano inclinado -transporte semelhante a um bonde- até o largo do Curvelo.
No acervo, o museu tem obras de Matisse, Modigliani, Miró, Guignard, Di Cavalcanti e Portinari, entre outros.
A associação argumenta que será preciso desmatar 1.000 m2, além de descaracterizar o imóvel e o jardim projetado por Roberto Burle Marx, ambos tombados pelo patrimônio federal.
Questionam ainda o fato de não ter havido concurso público para o projeto nem estudo de impacto ambiental. No bairro foi criada, em 1984, a primeira Área de Proteção Ambiental urbana no Brasil.
A diretora do museu, Vera Alencar, argumenta que, se houvesse irregularidades, o BNDES não teria liberado os recursos. Segundo ela, a obra foi licenciada pelos órgãos ambientais e pelo Iphan.


Texto Anterior: Direitos humanos: Justiça condena Fundação Casa a indenizar família de jovem morto
Próximo Texto: Paraná: Greve dos coletores deixa lixo espalhado nas ruas de Curitiba
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.