São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA RECAPTURADA

Polícia acha 200 peças de arte sacra

Objetos haviam sido furtados de igrejas e museus do interior de SP

CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

A polícia de Rio Claro (175 km SP) encontrou cerca de 200 peças de arte sacra que estavam desaparecidas desde 2004. Os objetos, que haviam sido furtados de igrejas, museus e seminários de cidades do interior paulista, foram apresentados na noite de anteontem.
O principal suspeito é um ex-seminarista, de 26 anos, cujo nome não foi informado pela polícia. Ele freqüentava igrejas e seminários da região. As peças foram achadas num sítio na zona rural da cidade, de propriedade da família do suspeito.
"Parte do material estava escondido dentro de armários, e o restante, espalhado pela casa", disse o delegado Aroldo Diniz.
Cinco armas também foram apreendidas. O ex-seminarista ainda não se apresentou à polícia. "O advogado dele disse que deve apresentá-lo ainda nesta semana", disse Diniz.
As investigações começaram em 2004, quando um inquérito foi aberto para apurar o desaparecimento de obras do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga, de Rio Claro.
O caso começou a ser solucionado depois que uma das peças furtadas foi identificada num leilão, há um mês em São Paulo.
A imagem de nossa sra. da Ajuda, do século 17, avaliada em R$ 12 mil, era do padre Jamil Nassif Abib, ex-pároco da igreja matriz de São João Batista.
"Além dessa peça, furtaram uma de nossa sra. das Dores, do século 18, e uma de são João Batista, do 19", disse Abib.
Dentre as aproximadamente 200 peças localizadas, estão quadros, castiçais, medalhas, objetos religiosos, mantos e coroas. "Estimamos que os objetos valham cerca de R$ 1 milhão", afirmou o delegado.
Segundo a polícia, o suspeito estudou no seminário Claret e é apreciador de arte sacra.
Para a polícia, a maioria das peças é de Rio Claro, Piracicaba e Santa Bárbara D'Oeste. Segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Brasil tem 1.011 bens culturais desaparecidos.
























Texto Anterior: Crime: Hacker é condenado a 10 anos de prisão no Rio
Próximo Texto: Panorâmica - Polícia: Aluno pode ter matado docente por vingança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.